Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Torneio de Boccia na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro


Numa iniciativa do Grupo de Educação Especial da Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, com a colaboração fundamental do Grupo de Educação Física desta mesma escola, decorreu um torneio de Boccia, com a presença de um campeão paralímpico nesta modalidade.
Esta actividade inseriu-se no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro. Mas decorreu no dia 7, no Pavilhão Desportivo de Vilarinho do Bairro.
Participaram várias equipas de alunos de Vilarinho, bem como uma equipa oriunda da Escola Básica nº 2 de Anadia e outra da Escola Básica da Fogueira.
Mas o grande destaque vai para a presença do atleta paralímpico António Oliveira Marques, bem como dois outros atletas nacionais, ligados à Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. António Oliveira, de 48 anos de idade e natural de Aveleira (Penacova), pratica esta modalidade desde jovem, tendo atingido o auge da sua carreira nas duas últimas olimpíadas: Pequim, em 2008, onde obteve duas medalhas de prata, e Atenas, em 2004, onde foi campeão paralímpico por equipas.
A presença deste atleta de alto gabarito na modalidade foi um excelente tónico para todos os alunos participantes, visto tratar-se de um exemplo de perseverança e dedicação ao trabalho. Foram muitos os autógrafos pedidos e as fotos conjuntas, algo a que António Oliveira sempre acedeu com toda a simpatia. O estrelato desportivo e a sua condição de deficiência não o impediram de distribuir sorrisos, mas sobretudo a ideia de que, por muitas barreiras que nos surjam, há sempre uma maneira de as ultrapassar.
Quando interrogado sobre as dificuldades sentidas para poder treinar (efectua pelo menos 3 treinos semanais), devido às barreiras físicas, respondeu peremptoriamente que não havia problema, porque tem transporte assegurado em todos os percursos necessários para o efeito.
Lamentou, contudo, o desconhecimento quase global desta modalidade desportiva, pois vê poucas referências na Comunicação Social e nota pouco público a assistir aos torneios e campeonatos.
Todavia, encara o futuro com optimismo, sempre disponível para trabalhar a sua condição de atleta, mas também para participar em acções de divulgação como esta em Vilarinho do Bairro. Deixou uma palavra de incentivo a todos, sobretudo aos alunos que o acompanharam, para que não desistam à primeira contrariedade.
Dentro deste optimismo enquadra-se o objectivo mais importante da carreira deste atleta, na actualidade: a sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, já no próximo ano. António Oliveira trabalha com todo o afinco e entusiasmo nesse sentido, para conseguir atingir um desempenho ao nível do que já habituou os portugueses mais atentos à sua modalidade.
Este exemplo de “profissionalismo” foi demonstrado no próprio aquecimento dos atletas, cada um com o seu treinador individual. Foram exercícios que captaram a atenção dos jovens presentes, mas que demonstram também que, mesmo numa actividade sem a pressão da alta competição, há que assumir uma atitude responsável.
Em jeito de balanço efectuado pelos professores responsáveis por esta actividade fica a satisfação de terem proporcionado uma manhã diferente a todos quantos compareceram, permitindo um alerta para as dificuldades sentidas pelos deficientes no seu quotidiano. E, tal como António Oliveira, aproveitam a “deixa” para a todos lembrar que, com esforço e empenhamento, todas as barreiras podem ser derrubadas.


Rui Godinho, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário