Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dia de Reis

 6 de janeiro

O Dia de Reis celebra o dia em que Maria, José e o menino Jesus recebem a visita dos três Reis Magos: Belchior, ou Melchior, Gaspar e Baltazar.

Em Espanha é o dia em que as crianças deixam os seus sapatos na janela. Tradicionalmente colocavam-lhes capim, o nome de uma erva, para alimentar os camelos dos três Reis Magos. Estes, em troca do capim, deixavam os presentes para as crianças.

Em França a "Galette des rois" que tem um brinde em porcelana, normalmente de uma figura do presépio e uma coroa dourada, que coroa rei quem encontrar o brinde.

Em Portugal é tradição comer o famoso Bolo-Rei. No seu interior encontram-se escondidos a fava e o brinde. Aquele que encontrar a fava tem de pagar o Bolo-Rei do ano seguinte.

Neste dia são cantados os Reis. Os cantores, normalmente grupos sociais ou de miúdos, vão de porta em porta para pedir "Os Reis" e cantam algo como:

"Aqui vimos, aqui vimos

aqui vimos bem sabeis

vimos dar as boas festas

e também cantar os reis

quem por este frio anda

não anda por passear

anda com intenção

das boas festas vos dar

levante-se daí senhora

desse banquinho de prata

venha-nos dar os reis

que está um frio que mata...”.

Tradicionalmente as pessoas ofereciam bolo-rei, chouriços, etc. Atualmente os “cantores” pretendem angariar fundos para várias causas. Claro que os mais novos angariam em proveito próprio!

Este dia marca o culminar dos festejos natalícios.

Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário