Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Notícias da EB1 de Moita

 A EB1 de Moita é uma pequena, e já velhinha, escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Aguarda obras de requalificação à semelhança do que tem vindo a acontecer em todos os estabelecimentos escolares do concelho de Anadia. Procura proporcionar a todos os que a frequentam uma vida escolar feliz e uma formação baseada nos valores humanistas preconizados no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Anadia.

Os textos que aqui deixamos foram elaborados de forma colaborativa entre alunos e professoras e pretendem realçar momentos significativos da vida desta escola, neste ano letivo. Um ano muito diferente de todos os outros que já vivemos, mas igual no empenho e na vontade de todos de aprender e de participar.

O São Martinho veio à escola

No dia 11 de novembro, chegámos à escola preparados para festejar mais um dia de São Martinho, embora de uma forma diferente do habitual.

Começámos a manhã a fazer os tradicionais cartuchos em papel de jornal, para transportar as castanhas quentinhas, enquanto ouvíamos e entoávamos canções alusivas a esta tradição.

Logo de seguida, rodeámos a fogueira que foi acesa bem no meio do nosso espaçoso recreio. Lá se foram assando as castanhas com as famosas agulhas dos pinheiros e enquanto algumas castanhas teimavam em “estoirar”, nós animávamos aqueles momentos com as cantorias que cada grupo tinha ensaiado.

Apesar do constrangimento de mantermos as regras de prevenção, que todos nós já conhecemos bem, foi possível realizar o tradicional São Martinho, com alegria e diversão, sem faltar, no final, as marcas de carvão que enfarruscavam os rostos, aqui e acolá, dos colegas da turma.

Turma do 2.º/4.º C

 Alunos da EB1 da Moita refletem sobre os Direitos das Crianças

Todos os anos, no dia 20 de novembro, comemoramos o Dia Internacional dos Direitos das Crianças.

Alunos e professores vêm de pijama, trazem os seus peluches preferidos, cantam, dançam e conversam sobre o direito de todas as crianças terem uma família que lhes dê amor e segurança. É o Dia do Pijama na escola.

No entanto, este ano, por causa da COVID-19, foi necessário encontrar outra forma de assinalar esta data tão importante.

Começámos por ler a Declaração Universal dos Direitos das Crianças e percebemos que, apesar de já ter sessenta e um anos, ainda há muitas crianças que não usufruem de todos os seus direitos. Descobrimos que há crianças que, com as suas atitudes e coragem, contribuem para mudar o mundo.

Ficámos muito interessados na história de Malala, a menina paquistanesa que luta para que todas as meninas do seu país (e do mundo) tenham o direito de ir à escola e que ganhou o prémio Nobel da Paz. Ficámos impressionados com as palavras: Nossos livros e canetas são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução”.

Concluímos que “todas as crianças têm o direito a ser saudáveis, a brincar, a ser protegidas e a ir à escola!” e que nós podemos ajudar a salvar o mundo com pequenos gestos do dia-a-dia!

Turma do 3.º B

A Escola Segura visitou os meninos da Moita

No dia 25 de novembro tivemos uma visita na nossa escola, que nos deixou muito felizes. O senhor guarda Carlos Lopes, da Escola Segura, veio à nossa sala de aula para saber se estamos bem. Perguntou-nos se já sabemos muitas letras e se já sabemos ler. Nós respondemos que já aprendemos algumas letras e já sabemos ler um bocadinho.

O senhor guarda lembrou-nos dos cuidados que devemos ter para não apanharmos o coronavírus: lavar bem e desinfetar as mãos, usar máscara se assim entendermos, e manter o distanciamento físico. Disse também que não devemos falar com estranhos, e se algum desconhecido aparecer e falar connosco, devemos chamar um adulto da nossa confiança. O nosso amigo guarda falou-nos que nesse dia, 25 de novembro, se comemora o dia internacional da não violência contra a mulher. Ele disse-nos que não devemos magoar as meninas e que a amizade entre todos é muito importante.

Gostámos muito de receber a visita do senhor guarda Carlos Lopes e esperamos que ele volte outra vez.

Turma do 1.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário