Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Holocausto

 

O dia 27 de janeiro, foi o dia designado pelas Nações Unidas para lembrar as vítimas do Holocausto. Façam o favor de não as esquecer!

Fotografei o rosto, nos campos de Auschwitz, de um jovem polaco para marcar a ferro em brasa este horror na minha vida e na memória de todos nós. Porque é preciso lembrar e não esquecer, é preciso falar, mostrar e não fugir ou ignorar!

Como refere Ida Grispan: 

Nem esquecimento nem perdão! Esquecer é impossível (…). Algum SS pediu perdão? Alguma vítima perdoou? (…) Hoje, só quero que saibam o que os homens puderam fazer a outros homens. Que saibam o que se passou, que pode acontecer, que estejam atentos. A Alemanha perdeu a guerra, mas o nazismo não morreu. As ideias nazis existem no Mundo inteiro.

Nunca mais poderemos aceitar ideias de extremos porque acabam em extermínios!

PARA REFLETIR!!!

Quando os nazis vieram buscar os comunistas,

eu fiquei em silêncio;

eu não era comunista.

Quando eles prenderam os sociais-democratas,

eu fiquei em silêncio;

eu não era um social-democrata.

Quando eles vieram buscar os sindicalistas,

eu não disse nada;

eu não era um sindicalista.

Quando eles buscaram os judeus,

eu fiquei em silêncio;

eu não era um judeu.

Quando eles me vieram buscar,

já não havia ninguém que pudesse protestar.

Martin Niemöller

Sem comentários:

Enviar um comentário