Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Vírus, curvas chatas e decisões difíceis

 

Decorreu, na EBSA, a palestra “Vírus, curvas chatas e decisões difíceis” que faz parte de um conjunto de oficinas, palestras, atividades de divulgação da Matemática, organizadas conjuntamente pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC) e pela Delegação Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM-C).

Testemunho dos alunos:

“Agradecemos desde já ao professor Adérito Araújo do DMUC, convidado pela equipa do Clube de Ciência Viva da Escola Básica e Secundária, por nos apresentar a palestra «Vírus, curvas chatas e decisões difíceis».

Foi abordado um tema muito atual, pandemias. A atividade permitiu erradicar alguma desinformação, principalmente a que circula nas redes sociais. Para além disto, tivemos a oportunidade de tomar conhecimento de como a Matemática se relaciona com outras áreas, como por exemplo, calcular a estimativa exponencial ou logística da Covid-19, ou formalizar o modelo epidêmico (SIR).

Sem dúvida, a apresentação prendeu a atenção do público, foi pertinente face ao momento que vivemos e exposta de forma inteligente e educativa. Esta opinião é geral, pois à conversa com vários colegas concluímos que os comentários são, de facto, positivos e satisfatórios”.

Emanuel Saldanha e Leonor Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário