Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

 O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono é assinalado no dia de hoje, 16 de setembro. Este dia comemorativo foi estabelecido pela ONU em 1994.

Lisboa possui uma das mais antigas estações mundiais de observação de ozono; estas observações iniciaram-se nos anos 60 do século XX, continuando no presente a ser realizadas com o espectrofotómetro de ozono de Dobson #13 cedido pela International Ozone Commission (IOC). 
Os novos instrumentos adquiridos (Brewer) de funcionamento automático, permitiam a realização de um maior número de observações que incluíam também a radiação solar ultravioleta, aumentando e melhorando significativamente o programa de observações manuais com o espectrofotómetro Dobson.

Inicialmente, estes instrumentos foram instalados em Lisboa e no Observatório do Funchal; mais tarde, foram instalados no Observatório José Agostinho em Angra do Heroísmo e no Observatório das Penhas Douradas. Estes novos instrumentos permitiram cobrir a totalidade do território nacional e, ao mesmo tempo, uma vasta região do Atlântico Norte que carecia de medições de superfície, contribuindo assim para uma melhor compreensão da dinâmica do ozono estratosférico.

O êxito no cumprimento do protocolo de Montreal bem como a crescente preocupação com o aquecimento global (enquanto aspeto mais mediático das alterações climáticas devido ao aumento dos combustíveis fósseis),  contribuíram para uma diminuição do atenção à questão do ozono estratosférico; consequentemente, verificaram-se reduções significativas do financiamento dos programas de monitorização do ozono na última década ficando, por isso, inoperativos muitos dos espectrofotómetros, quer em Portugal quer no resto do mundo.

No entanto, a monitorização atmosférica continua a ser necessária para acompanhar a evolução do ozono na estratosfera e, consequentemente, verificar se as medidas que foram tomadas para a redução das substâncias que o destroem foram realmente bem-sucedidas.

Há três anos, o IPMA retomou o programa de observações de ozono em Lisboa com o espectrofotómetro Dobson e na ilha Graciosa com o espectrofotómetro Brewer.”

Fonte: IPMA

Graça Matos, Prof.ª Geografia

Fonte da imagem:

https://visao.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário