Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

A Harmonia salva...

Vencedor do Género Gustavo Campar

Parabéns, Anna!

A Harmonia salva...

Algures nos dias de hoje, o planeta foi invadido por alguém que tencionava impor as suas leis e dominar tudo. Ele era tão forte, poderoso, que mesmo todas as pessoas juntas não o conseguiam combater! Ele tornava seus adeptos tudo e todos à sua volta e os que queriam proteger - se, ficavam em casa e não saíam à rua.

Conquistava cada vez mais países, até ter todo o mundo nas suas mãos! Governava tudo, absolutamente tudo, voava pelos ares e gritava ‘’Eu sou o rei’’. Sim, era o rei Covid XIX, da dinastia dos Vírus, de um reino com grandes multidões de pessoas, sujidade e condições insalubres.

  A maioria das pessoas tinha medo dele, protegendo - se em casa para não serem atacadas pelos seus soldados. Outras, achavam que era tudo uma história inventada e não respeitavam as regras de segurança (mas acabavam por ser apoderadas).

Viviam-se momentos muito complicados, tudo estava parado, tudo estava imobilizado! Realmente ninguém, mesmo ninguém sabia como derrotar este tão dominante e veemente rei.

  Na verdade, existia alguém que não tinha medo dele, ou até poderei dizer de quem o rei tinha medo, era a Senhora Máscara e o Senhor Sabão, que protegiam muitas pessoas contra este malicioso rei, mas mesmo assim, não eram a solução!

  Num país qualquer, numa casa que não sei como era, viviam dois irmãos, o menino Mu e a menina Lu. Eles eram muito diferentes: Mu não se importava com coisa alguma, nada o fascinava, nadinha! Tudo para ele aborrecido, fastidioso! Já Lu era o seu oposto, tinha interesse em todos os ‘’porquês’’ da Natureza, tudo a maravilhava e cativava. Todos os fenómenos que ocorriam à sua volta eram motivo para refletir.

Durante estes tempos árduos, ambos estavam fechados no seu pequeno apartamento e não saíam à rua para não serem alvo das tropas do rei. Mu passava o tempo a dormir e Lu a ler, pois sabia que a leitura era a melhor forma de compreender o que a rodeia, e um excelente meio para ser cada vez melhor, não só em termos de aprendizagem (porque os livros são também nossos professores), como também na forma de ser (porque os livros tornam - nos melhores pessoas).

Apesar de estarem protegidos em casa, sentiam receio e inquietação, querendo muito expulsar este cruel rei para bem longe, para as pessoas voltarem a ser felizes. 

E assim passou muito tempo, mas nada! Ele tão forte, tão poderoso, que ninguém nem nada o conseguia parar! Cada vez havia mais escravos que trabalhavam para ele.

E assim passava o tempo…

….

Numa manhã normal, bem, não sei se era normal, Mu acordou tão cedo, quando ainda ‘’espreguiçavam’’ os primeiros braços do sol, e correu logo para acordar a sua irmã.

-   Lu, Lu, acorda!

-   Ai Mu, é tão cedo ainda. O que queres?

-   Preciso de te contar...

Lu sentou-se junto ao irmão, com os dedos limpou os olhos e ouviu com atenção.

-   Eu sonhei que alguém me dizia “Procura a solução em ti…”.

-   Uma voz?

-   Sim, desconhecida.

-   Bem, acho que te queria dizer algo. Hum, solução...

-   Queres dizer que eu posso ser a solução para este problema que nos afeta?

-   Bem, não tu, algo que existe em ti e que tu tens que encontrar!

-   Uma força?

-   Acho que não, algo maior!

E Mu gritou:

-   Eu posso vencer este rei! Eu sabia que era especial, diferente de todos! Vou encontrar a resposta!

Lu sentiu - se perturbada com as palavras do seu irmão, pois sabia que não era esse o caminho a seguir.

E assim mais voltas deram os braços do relógio, e Mu continuava à procura de algo. Pretendia deparar - se com a resposta na magia, no conhecimento científico, em factos...mas em vão! Nada se revelava, nada acontecia, nada resultava! E se nada fosse verdade? Se tudo fosse uma ilusão? Um sonho imbecil.

Já sem esperança, Mu decidiu acabar com a busca ao irreal.

Mas a sua irmã decidiu falar com ele:

- Mu, olha à tua volta, para este deslumbrante mundo, para esta magnífica Natureza. Percebes que nada é acessório, tudo é preciso e precioso para que este mundo seja tão encantador como é, todas as plantas, todos os animais, tudo! E sabes porquê tudo é assim? Sabes o que existe entre todos os elementos que fazem parte da Natureza?

- Hum, eu li em livros que toda esta beleza da Natureza resulta de leis da Química, Física, ... isto dizem os cientistas. Mas em outros li que é tudo resultado da magia!

- Sim? Mas mesmo assim não encontraste o que querias!

Procuraste mesmo bem?

     - Sim, procurei em tudo! Estou desiludido, desapontado! É tudo mentira!

Ai, olha para fora, que chuva, que trovoada, que tristeza...  

De um cenário escuro, apareceu no céu um arco-íris que brilhou vivo e colorido, ouviu - se o canto alto das aves, as flores sorriram… tudo parece que renasceu, que acordou de um pesadelo tenebroso!

- Olha Lu, que lindo arco-íris!

- “Eureka” Um arco-íris! Um arco-íris! Compreendes?

- Não, não compreendo!

- Ah Mu, surgiu um arco-íris! O que isto significa!

- Um arco-íris resulta da...

- Harmonia! Harmonia! Sabes porquê dois extremos?

- Não...

- Num extremo, está o Homem, no outro a Natureza, e entre eles existe uma “ponte”, que é a harmonia, a ligação entre o Homem e a Natureza. Está é a solução!

- Então queres dizer que temos de viver em harmonia com a Natureza?

- Sim, nunca a prejudicar! Temos de ser boas pessoas, não ser egoístas presunçosos, invejosos… temos de ser felizes e amigos de todos e de tudo!

- Sim, sim! E se todos formos assim e vivermos em harmonia...

E juntos exclamaram:

- Nada nem ninguém nos poderá vencer!

 

(Há pouco tempo recebi uma carta que não sei de onde vinha, pois não estava identificada! No envelope estava desenhado um lindo arco-íris e no seu interior, esta história que vos conto hoje).

Anna Shevchenko, 8.º Ano, Turma E, Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrupamento Escolas Anadia

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário