Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 20 de março de 2019

Primeiro dia de Primavera



Equinócio de Março


Neste dia a noite e o dia solar têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. Temos, no nosso hemisfério, o Hemisfério Norte, o primeiro dia de Primavera.
Pelas 21 horas e 58 minutos, desta quarta-feira, 20 de março, o Sol vai cruzar o plano do equador celeste, o que acontece apenas duas vezes por ano, o equinócio da primavera.
A palavra Equinócio provém do latim. Esta aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus que significa "igual" e nox, que significa "noite". O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nesta altura a noite e o dia têm uma duração de 12 horas.
A chegada da Primavera é muito celebrada um pouco por todo o lado, pois traduz o fim do inverno. A Primavera é uma estação associada à melhoria do tempo, a mais conforto e à floração. Logo é a estação da cor e da alegria.
Muitas pessoas aproveitam esta estação, em que os dias se tornam maiores, para fazerem limpezas mais profundas nas suas casas.
Uma curiosidade prende-se com os ovos, os quais desempenham um importante papel nas celebrações do equinócio da primavera em todo o mundo, por serem um símbolo de fertilidade.
Segundo o mito é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o equinócio de primavera, isto é, no momento em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.

 Dia Internacional da Felicidade

Desde 2013, comemora-se, também, neste dia o Dia Internacional da Felicidade. Sendo que, segundo defende a ONU, a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental.


Dia Mundial da Agricultura
 Aliado ao início da Primavera, este Dia Mundial da Agricultura representa um importante marco da vida do Homem. O que seriamos sem a agricultura. Ela representa a base, não apenas da nossa alimentação, mas, também, de outros importantes setores de atividade, como é o exemplo da indústria.
Equipa d’ O Ciclista


Sem comentários:

Enviar um comentário