Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 15 de março de 2019

Dia Mundial do Sono

Figura - Ciclo circadiano



Uma boa noite de sono é assumida pela comunidade científica como um importante fator na saúde física, mental e psíquica e no bem-estar do ser humano.
A celebração deste Dia Mundial do Sono, a 15 de março, pretende sensibilizar toda a população para a importância do sono.
Ritmos circadianos são oscilações biológicas, de aproximadamente 24 horas, fundamentais para todas as células e seres vivos. Estas oscilações são condicionadas por estímulos como a luz/noite, temperatura, oxigénio e até exercício físico e alimentação. Muitos dos nossos processos fisiológicos variam também ao longo dessas 24 horas, desde os ciclos de sono, produção de hormonas ou a temperatura corporal.
Estas variações cíclicas, que ocorrem no nosso organismo ao longo do dia, estão sincronizadas com o meio ambiente e essa sincronização é crucial para a nossa saúde e bem-estar. Neste sentido, o mau funcionamento dos relógios biológicos está associado a várias patologias do sono, assim como ao desenvolvimento de doenças como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares ou até cancro.”
O sono noturno é um ótimo tonificante. As horas de ir para a cama e o tempo de sono devem ser sempre respeitados, isto é, deve deitar-se cedo e dormir um número de horas suficiente.  Este valor difere consoante a idade. Assim:
Primeira infância (2-36 meses)
­          O ideal nos recém-nascidos, entre os 0 e os 3 meses, é que durmam entre 14 a 17 horas por dia. Apesar de também ser aceitável que durmam um período entre 11 a 13 horas. Não é aconselhável dormir mais de 18 horas.
­          Nos bebés, entre os 4 e os 11 meses, recomenda-se um período total de sono entre 12 e 15 horas. Apesar de também ser aceitável um período entre 11 e 13 horas, mas não mais do que 16 ou 18 horas.
­          Nas crianças pequenas de 1 a 2 anos não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou mais de 15 ou 16 horas. É recomendável que o descanso dure entre 11 e 14 horas.
Segunda infância (3 a 6 anos)
­          Nas crianças em idade pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos, o número de horas mais apropriado para dormir é entre 10 a 13 horas. Os especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.
Crianças
­          Nas crianças em idade escolar, entre os 6 e os 13 anos, o aconselhável é que durmam entre 9 a 11 horas por dia.
Adolescência (14 e 17)
­          Os adolescentes, entre os 14 e os 17 anos devem dormir em torno de 10 horas por dia.
­          Os jovens, entre os 18 e os 19 anos, devem dormir entre 7 a 9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas por dia.
Jovens adultos (20 e 25 anos)
­          Os adultos jovens, entre os 20 e os 25 anos, devem dormir entre 7 a 9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.
Adultos (26 – 64 anos)
­          Nos adultos, entre os 26 e os 64anos, o ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam.
Idosos (65 e mais anos)
­          Nos idosos, com 65 ou mais anos, o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.
Uma boa noite de sono promove uma melhor aprendizagem, estimula a memória e beneficia a saúde física, mental e emocional.
Bom sono!
Equipa d’ O Ciclista
Nota:
Imagem e noção de Ciclo circadiano (a seguir) retiradas do sítio:

Ciclo circadiano – (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz entre o dia e a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário