Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher


A criação de uma data para celebrar a Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX na Europa e nos Estados Unidos, fruto das lutas travadas no sentido de as mulheres conseguirem melhores condições de vida e de trabalho, bem como por causa da sua luta pelo direito de votarem em igualdade de circunstâncias aos homens.
Aquando da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhaga a 26 de agosto de 1910, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras, apesar de já anteriormente tivesse sido celebrado em 1909, embora fosse efetuada em diferentes dias de fevereiro e março, dependendo do país.
A primeira celebração ocorreu no dia 28 de fevereiro desse ano de 1909 nos EUA, a que se seguiram manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes.
Esta celebração anual reflete a luta das mulheres pela igualdade de direitos em diversos âmbitos, nomeadamente, económico, social, de trabalho e políticos, nomeadamente o movimento sufragista.
Neste dia, devemos recordar um tema muito atual: a violência sobre mulheres, que em Portugal tem assumido contornos brutais. No presente ano, já faleceram 14 pessoas vítimas de violência doméstica, uma era uma bebé de dois anos, a pequenina Lara. Para além dela, foram já 12 as mulheres e 1 homem que foram vítimas de violência doméstica este ano.

Cansada - "Hino" da APAV, participação das artistas:
Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Gisela João, Manuela Azevedo, Marta Hugon, Rita Redshoes e Selma Uamusse
Assim, este dia 8 de março deve ser visto como um grito da Mulher, de muitas mulheres, que se veem, para além de injustiçadas pela desigualdade, nomeadamente de acesso a cargos políticos, de emprego e a nível salarial, vítimas de violência física e psicológica.

Elaine Perez Caparroz, de 55 anos, vítima de espancamento por Vinícius Batista Serra, de 27 anos. Rio de Janeiro, fevereiro de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário