Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 12 de março de 2018

Agrupamento de Escolas de Anadia apura finalistas em todos as categorias para o V Concurso Intermunicipal de Leitura



O trabalho colaborativo levado a cabo pela Rede de Bibliotecas da Região de Aveiro, culminou na criação do Concurso Intermunicipal de Leitura. O seu objetivo visa estimular na comunidade educativa, principalmente nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.
Este concurso escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIA), é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que a compõem.
O concurso decorre em três fases: eliminatória, a realizar nas Escolas; finais municipais, a cargo das Bibliotecas Municipais da rede e, finalmente, a final Intermunicipal, a realizar num dos concelhos da CIA. Este ano cabe ao município de Águeda a organização da última fase, a qual decorrerá em meados de maio deste ano. Nesta fase participarão todos os concorrentes apurados (apresentando, cada município, um por cada categoria).
A fase Municipal do nosso concelho decorreu no Cineteatro de Anadia, no dia 9 de março, pelas 20 horas. A abertura, iniciada pela Dra. Sónia Almeida, Bibliotecária da Biblioteca Municipal, foi continuada pela Presidente da Câmara Municipal, Eng.ª Teresa Cardoso, que teceu palavras de apreço a todos os presentes, desde os pais, colaboradoras da BMA, Professores e Diretores, particularizando o contributo de todos os alunos do concelho.
Para além do concurso em si, os alunos das diversas escolas do Município de Anadia celebraram o livro e a leitura, brindado o público presente com extraordinárias atuações.
Os alunos da Escola Profissional de Anadia aliaram, uma belíssima declamação pela voz da Diana Ferreira, à dramatizado realizada por Aline Silva e João Ferreira, acompanhada, ainda, por Francisca Miguéis, Cátia Ferreira, Wazineyde Pires, Inês Almeida, Jacinta Pinheiro, Marlene Pinheiro e João Rodrigues, na dança.
O Colégio dos Salesianos de Mogofores apresentou uma bela e inédita encenação, intitulada “Os Destemidos”.
O Colégio de Nossa Senhora da Assunção trouxe um fantástico solo de piano, pela Ana Marisa Cristina de Oliveira, que interpretou a peça "Wild Side", de Roberto Cacciapaglia.
A Escola Básica de Vilarinho do Bairro apresentou um extraordinário solo de violino interpretado pela Carolina Dreux que ofertou ao público duas peças: Elfentanz. Danse des Sylphes. De E. Jenkinson e Concerto op.36, 3.º andamento, de O. Rieding.
Finalmente, a Escola Básica e Secundária de Anadia, apresentou um sublime momento em que as alunas aliaram a música “Halleluya” interpretada por Bárbara Martins acompanhada pelo coro, composto pelas alunas Ana Lúcia Duarte, Isabel Verdade, Matilde Silva e, ainda, pelas dançarinas Ana Shevchenko, Andreia Inês Tavares, Joana Castanheira e Juliana Castanheira
Os apresentadores do evento foram dignos representantes das diversas escolas. Foram eles, Adriana Pedrosa e André Canas, em representação da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), Beatriz Trindade e ao Jorge Fontes, em representação da Escola Profissional de Anadia (EPA), Mariana Moreira e Henrique Jesus, em representação da Escola Básica de Vilarinho do Bairro (EBVB), Mariana Silva e Tomás Figueira, em representação do Colégio Salesianos de Mogofores (CSM), e Inês Margarida da Silva Ferreira e João Oliveira Teles Menício, em representação do Colégio de Nossa Senhora da Assunção (CNSA).
O júri, composto pela Dra. Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Filomena Santos, Diretora da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha e a Dra. Helena Pires, escritora Infantojuvenil da Região de Aveiro, não teve uma tarefa fácil, mas decerto muito gratificante, como sublinhou a presidente do júri, Dra. Isabel Nina.
Os nossos concorrentes, subentenda-se concorrentes do nosso concelho, elevaram a cultura do livro a um patamar digno de ser elogiado. Estão, por isso, todos de parabéns.
As obras escolhidas foram, para o 1.º CEB, “A casa grande: um manifesto de cidadania”, da João Manuel Ribeiro, para o 2.º CEB, “Missão Impossível”, das conhecidas autoras infantojuvenis Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, para o 3.º CEB, “A lua de Joana”, de Maria Teresa Maia Gonzalez e para o Ensino Secundário, a obra da autoria de Augusto Cury, intitulada “A saga de um pensador”. A nova Categoria introduzida neste Concurso: a Categoria Qualifica, que integra alunos do Centro Qualifica de Anadia, em que a obra selecionada foi, também, “A Lua de Joana”,
Não seria de todo correto, se não fizéssemos um grande elogio aos vencedores e os parabenizássemos pela sua vitória.
Categoria 1.º Ciclo
- 1.º lugar – Isabel Trindade, do Centro Escolar de Arcos;
- 2.º lugar – Teresa Mariz, do CNSA;
Categoria 2.º Ciclo
- 1.º lugar – Ana Schevchenco, da EBSA;
- 2.º lugar – João Francisco Cardoso Forte, do CNSA;
Categoria 3.º Ciclo
- 1.º lugar – Joana Cruz, da EBVB;
- 2.º lugar – Maria Beatriz Santos, da EBSA;
Categoria Ensino Secundário
- 1.º lugar – Inês Gomes, da EBSA;
- 2.º lugar – Maria José Torres, do CNSA;
Todos eles alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia.
Decorreu, ainda e pela primeira vez, a categoria do Centro Qualifica:
- 1.º lugar – Diogo Oliveira Nolasco, da EBSA;
- 2.º lugar – Zélia da Silva Martins, da EBSA
Fazemos votos para que tenham uma excelente participação, na final Intermunicipal, em Águeda.
Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário