Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

As vantagens em se viajar



Viajar sempre foi algo que me despertou muito interesse. Aliás, quando se fala em viajar e conhecer novos locais e culturas, fico sempre muito contente e numa grande expectativa. Não quero dizer com isto que viajar só tem aspetos positivos, porque também existem os negativos.
Por um lado, a meu ver, viajar tem aspetos positivos pois, quando viajamos e conhecemos locais diferentes, assimilamos conhecimentos que nos podem vir a ser úteis futuramente. Por exemplo, se um estudante conhecer uma terra e visitar monumentos históricos pode ganhar conceitos que não sabia e, depois, aplicá-los na escola, nomeadamente na disciplina de história. Podemos, também, visitar uma população com outras culturas e gostar dos seus hábitos alimentares, ou seja, da sua gastronomia e, consequentemente, começar a fazer outro tipo de alimentação.
Em contrapartida, acho que os preços das viagens são muito elevados, por isso, quando viajamos tanto podemos pagar muito e ter uma viagem deslumbrante, ou então ter uma viagem um pouco desinteressante, estando muito aquém do que tínhamos previsto. Sendo assim, quando estamos a pensar em fazer uma viagem podemos, por exemplo, optar por ir à internet procurar informação. Contudo, como não sabemos exatamente o que vamos ver e fazer, quando chegarmos ao local escolhido, poderemos ficar desiludidos, pois o que esperávamos ver pode não corresponder à realidade.
Em suma, viajar pode ser interessante e, de facto, maravilhoso como pode ser desinteressante. Tudo depende, então, dos nossos gostos e/ou dos sítios a visitar.
Maria das Neves, n.º 15, 8.º F

domingo, 28 de janeiro de 2018

Viajar é uma forma de enriquecer o nosso conhecimento



A palavra viagem diz-vos alguma coisa?! Com certeza, todas as pessoas já a usaram e praticaram com maneiras e finalidades diversas. O que é certo é que a frase: “viajar é uma forma de enriquecer o nosso conhecimento” passa de geração em geração.
A meu ver, as viagens são uma forma fantástica de enriquecer o nosso conhecimento, na medida em que conhecemos culturas diferentes, ouvimos diversas línguas e contactamos com diferentes religiões e tradições.
Na verdade, conhecer diversas culturas enriquece efetivamente o nosso saber. Por exemplo, na escola estudamos várias línguas e, se viajarmos até esses países, poderemos aplicar o que aprendemos e assim compreender melhor a nova realidade e inclusive conhecer novas palavras.
Nas viagens podemos também encontrar pessoas que nos falem da sua cultura e da região, levando-nos a adquirir assim conhecimentos de história. Como tal, quando estudamos, por exemplo, história e geografia, entenderemos melhor os factos que provavelmente vivemos em parte no local visitado.
Por outro lado, viajar é também uma forma de enriquecer a nossa cultura através de idas a museus de arte, a exposições, entre outras, pois, quem não gosta de uma boa exposição de arte? É, claro, tratar-se-á de uma possibilidade de ficarmos a conhecer artistas e as suas técnicas.
Para concluir, aconselho assim toda a gente a viajar, pois é uma forma maravilhosa de enriquecer o nosso conhecimento e de nos divertirmos a aprender.
Leonor Carvalho, 8.º F

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A leitura e a sua importância

^

A leitura é, de facto, muito importante nas nossas vidas e, por incrível que pareça, há cada vez menos pessoas a pô-la em prática.
Do meu ponto de vista, a leitura serve para enriquecer o nosso vocabulário, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem e, consequentemente, para o sucesso escolar. Por exemplo, num teste de português, quando estamos a fazer a leitura dos textos, já a fazemos mais rapidamente se tivermos o hábito diário de ler e, por isso, as notas na disciplina têm a possibilidade de virem a melhorar.
Contudo, atualmente parece-me que as pessoas já não têm o entusiasmo desejado para ler livros, pois acham que, se houver o filme, a sua visualização vai ser sempre melhor. (O que não é verdade!)
Vejamos, no caso da série de Harry Potter e The Hunger Games, a maioria das pessoas prefere ir ver o filme ao cinema do que sentar-se durante algum tempo a ler o livro. Seria, pois, mais enriquecedor.
Por outro lado, por vezes, a leitura serve para nos mantermos atualizados no que diz respeito às notícias sobre os factos que acontecem diariamente tanto no nosso país como em todo o mundo. Na verdade, através da leitura de jornais e de revistas, ficamos a saber o que se passa em todo o mundo desde a política até ao desporto.
Em síntese, eu acho que a leitura é fundamental para a nossas vidas, pois é através dela que ficamos com mais conhecimentos para o nosso futuro.
Beatriz Rolo, n.º 6, 8.º F