Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Primeiro de Maio - Dia Internacional dos Trabalhadores



Celebrado anualmente, o Dia do Trabalhador é um feriado, não apenas em Portugal como em vários países da Europa e em vários países do mundo.
A sua origem remonta à história de Chicago, nos EUA, quando, a 1 de maio de 1886, mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas numa pacífica manifestação. Exigiam a redução das horas de trabalho para oito horas. Porém, a polícia tentou dispersá-los e acabou por ferir e matar dezenas de operários.

No dia 5, desse mesmo mês de maio, os operários regressaram às ruas, mas a polícia voltou à carga e os registos de feridos, voltaram a fazer-se sentir e, novamente, a prisão de manifestantes. Tendo esta ação, da polícia e do Governo, sido fortemente criticada pela opinião pública e entidades patronais.
O Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, em 1889, instituiu o 1.º de maio como Dia Internacional dos Trabalhadores.
Em 1890, os trabalhadores norte americanos viram as horas de trabalho serem reduzidas para oito horas diárias. Contudo, enquanto na Europa o Dia do Trabalhador se celebra no dia 1 de maio, nos Estados Unidos a sua comemoração reporta-se à primeira segunda feira de setembro.
Em Portugal, a celebração desta data, apenas se começa a fazer após a revolução de abril, ou seja, a 1 de maio de 1974.
Graça Matos, O Ciclista

Nota:
         Imagens recolhidas da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário