Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 6 de maio de 2017

Festa dos 40 anos d’O Ciclista



A festa de comemoração dos 40 anos do Jornal Escolar coroou-se de um extraordinário êxito.
Embora se denotasse algum nervosismo, natural, num ou em outro dos intervenientes, no geral os nossos grandes artistas encantaram não apenas os presentes, mas decerto também os ouvistes da RCP-FM.
O programa, com transmissão em direto pela Rádio RCP-FM, Bairrada Primeiro, no Programa “Viagens na nossa Terra” entre as 15 horas e as 17 horas, foi apresentado pelo jornalista e locutor João Paulo Teles.
* Abertura — entrevista ao Diretor do AEA, Eng.º Jorge Humberto
* Apresentação do Editorial do 1.º Jornal Escolar, autor Dr. José Diogo, pelos Jornalistas do Clube de Jornalismo (CJ) - Adriana de Matos Pedrosa e Tomás António Silva Antunes, e Sofia de Matos Pedrosa ao piano
* Lusitana Paixão, Dulce Pontes, interpretada pela aluna do 10.º F, Beatriz Gouveia Coelho
* Canção “Balança” - alunos da sala B, da Ed. Pré-Escolar, do CE Arcos
* Entrevista antigos coordenadores CJ, Dr. Valeroso, Dra. Miquelina Melo e Dra. Ana Isabel Marques
* Desfado, de Ana Moura, voz de Margarida Pereira, 12.º B, acompanhada à guitarra pelo Marcelo Marinho, 11.º I
* Canção “A escola é amiguinha", 4.º D - EB1 Aguim
* Poema “Mãe”, alunos do 4.º C, CE Arcos
* Canção “Beauty and the beast", de Ariana Grande ft. John Legend, voz de Ana Frazão, do 10.º F
* Declamação de poesia “Uma fase da vida”, redigida e declamada pelos próprios autores, o 4.º D, EB1 Aguim
* Fantasia Cigana, tocada em Saxofone pelo Gabriel Jesus Pereira, do 12.º I
* Canção “Melhor de mim”, de Mariza, pela Bárbara Martins, do 11.º F
* Poema “Ao Ciclista”, pelos alunos Erica Sousa Ferreira e Gonçalo Rocha Rodrigues, 5.º B, da EBV Bairro
* Flauta, “Let it go”, do filme Frozen, tocado pela aluna Beatriz Pereira Silva, do 12.º B
* Hallelujah, de Alexandra Burke, cantado pela Marta Sofia S. Mota, da EBV Bairro
* Declamação “Carta à avó Josefa”, de José Saramago, pelas alunas do 10.º B, Jéssica Sofia Dreux Gomes e Maria Carvalho Neves
* Flautas de bisel, tema “Flashlight” tocada por alunos do 9.º E, 9.º A, 7.º A e 5.º e a solista Joana Vieira C. Henriques, 9.º E
* Canção “Pica do 7”, de António Zambujo, interpretação Prof. José Dinis
* Poemas publicados no 1.º Jornal Escolar da autoria de duas alunas do 2.º A, do ano letivo de 1976/1977:
-  “Só um pouco de paz”, Poema de M.ª Antónia, pelo Jornalista do Clube Daniel Pereira Almeida
-  “Sou livre”, Poema de Ana Paula, pela Jornalista do Clube Sofia de Matos Pedrosa
* Canção “Lisboa Menina e Moça”, interpretação das alunas Ana Frazão, Bárbara Martins, Beatriz Coelho e Margarida Pereira
* Parabéns ao Ciclista
* Hino d’O Ciclista: “O Ciclista, Perto de ti!”, música do filme Corcunda de Notre Dame, letra Graça Matos, interpretação dos 4 jornalistas do CJ (Adriana Matos, Daniel Almeida, Sofia Pedrosa e Tomás Antunes) e do 9.º E (Joana Henriques, André Castro e Carlos Matos)
 Antes de se cantar os parabéns ao Ciclista, a Coordenadora do Clube de Jornalismo também foi chamada a intervir na emissão, seguida novamente do Diretor do AEA.
Após este belíssimo programa, os presentes foram convidados a degustarem o bolo d’O Ciclista, confecionado pela turma de Serviço de Mesa e Bar, que foi cortado pelo nosso Diretor.
Deixamos as imagens para que possam apreciar os momentos vivenciados por todos e que trouxe lágrimas de alegria ao rosto de alguns.
Um terno e eterno agradecimento a todos quantos contribuíram para tornar este um momento fantástico.
Graça Matos, Coordenadora do CJ





2 comentários:

  1. Foi com muito orgulho e alguma nostalgia que participei nesta festa comemorativa do 40º aniversário do jornal da nossa escola. "Há histórias que ficam na história da gente" e a história deste projecto ficou na minha história. Bem hajas, Graça, por o manteres vivo. Tens feito um trabalho extraordinário que merece reconhecimento. Parabéns!
    Foi com orgulho que vos vi, Adriana e Sofia, ainda envolvidas de alma e coração neste projecto. Parabéns pelo vosso trabalho e parabéns, também, aos vossos colegas do Clube de Jornalismo. Excelente!
    MM

    ResponderEliminar
  2. Em 2010, quando me sugeriste que abraçasse o projeto, fiquei admirada e algo apreensiva. Tem sido uma luta constante, horas e dias de intenso trabalho e dedicação. Todavia, de um prazer imenso e constante. A ti devo, querida amiga, estar a desempenhar esta nobre missão.
    Agradeço a todos quantos contribuem para manter vivo este nosso Jornal Escolar, muito particularmente à minha colega de equipa, e também amiga, Dra. Sara Castela.
    Agradeço ao Diretor, Eng.º Jorge Humberto, por sempre me incentivar a continuar, a ir mais longe e pelo constante apoio que dá a todas as iniciativas do clube.
    À coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Dra. Cristina Carvalho, por todo o apoio e divulgação que sempre dispensa ao nosso Clube.
    Agradeço aos meus "meninos", especialmente aos que eu apelido de "os quatro residentes", a Adriana, o Daniel, a Sofia e o Tomás, por todo o trabalho desenvolvido e por estarem sempre disponíveis a colmatar todas e quaisquer lacunas.
    A todos, um enorme obrigada! Sem a vossa colaboração O Ciclista não podia pedalar.
    GM

    ResponderEliminar