Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia apresentaram os seus projetos no Seminário Nacional do projeto “Nós Propomos!”



 O Agrupamento de Escolas de Anadia, participou com um grupo de alunos das turmas D, E e F do 11.º Ano de Geografia, no Seminário Nacional do projeto “Nós Propomos!” que se realizou no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT no dia 2 de maio.
O Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos!” contou com 1200 alunos e professores e quase 200 apresentações de projetos. É neste momento o projeto mais mobilizador da Geografia em Portugal, quer pelo número de alunos e professores que nele participaram em todo o País, quer pelo apoio da Associação de Professores de Geografia, Associação Portuguesa de Geógrafos, IGOT, Universidade de Lisboa e também pela dimensão internacional que já adquiriu. 
As escolas participantes apresentaram as suas propostas e foram atribuídas algumas distinções e certificados de participação.
O Projeto “Nós Propomos!” mobiliza o Estudo de Caso, do 11.º ano, para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre universidade, escolas, autarquias, empresas e associações, com quem se tenta estabelecer um protocolo de cooperação. Foi o nosso 1.º ano (que esperamos de muitos) de participação neste Grande Projeto.
No começo do ano escolar, depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos envolvidos formaram três grupos de trabalho, identificaram alguns problemas que lhes eram significativos na área da escola e da sua residência. Reuniram com técnicos da Câmara Municipal de Anadia (Parceira do nosso Projeto) para expor as suas ideias e para possibilitar uma correta articulação com as orientações do Plano Diretor Municipal, finalmente elaboraram num pequeno trabalho com as suas propostas de resolução para os problemas identificados.
O trabalho desenvolvido pelos alunos foi muito enriquecedor, foram cinco meses de trabalho de campo, onde os alunos realizaram entrevistas, inquéritos, construíram textos e reportagens fotográficas para a fundamentação e apresentações das suas propostas.
De todo este envolvimento resultou a apresentação dos seguintes projetos:
- “Parque do Choupal”; projeto centrado na sustentabilidade ambiental e na oferta à população da cidade de Anadia, de um espaço que atualmente se encontra degradado, para fazer dele um espaço verde de convívio e lazer, este espaço localiza-se na rua do Choupal, no perímetro urbano de Anadia.
- “Quebrar o Isolamento”; projeto que remete para a “criação” de uma carrinha que circule pelas aldeias mais isoladas do concelho de Anadia, com “voluntários” (alunos do nosso agrupamento e voluntários de instituições locais de solidariedade social) possibilitando o convívio com a população mais idosa e isolada do concelho.
- “Anadia em Movimento”; projeto que tem como tema-problema a falta de transportes públicos urbanos e onde a aposta é obter algumas melhorias significativas, nomeadamente no que se refere ao aumento da acessibilidade dentro da cidade e aos seus lugares mais periféricos.
Face à pertinência destes projetos, o passo seguinte é a sua apresentação em sessões locais de partilha com o município e com a população em geral.  
De parabéns estão todos os alunos envolvidos neste Projeto de Cidadania.
Ercília Teigas, Prof.ª de Geografia

 Nós Propomos um presente melhor!



O Pôr do Sol significa o fim da vida e o nascer da lua a nossa ajuda!


Os três projetos:
Projeto Anadia em Movimento
Projeto Parque do Choupal
Projeto Quebrar o Isolamento



Sem comentários:

Enviar um comentário