Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dia Mundial das Bibliotecas

O Clube de Jornalismo do Agrupamento orgulha-se de diariamente apresentar aos seus leitores um motivo para saltitarem de nuvem em nuvem, de estrela em estrela, viajando pelo infinito mundo da imaginação. Voando nas asas da fantasia os alunos do Agrupamento têm, ao longo dos tempos, construído não apenas um simples blogue, mas uma autêntica coletânea de uma belíssima obra! Os seus textos, muitos deles dignos de figurarem lado a lado com nomes sonantes que povoam as estantes das Bibliotecas, têm entrado e ganho concursos no concelho e mesmo nacionais.
Lembramos que o nosso Agrupamento foi agraciado nestes últimos dois anos letivos com dois prémios literários a nível nacional: o recente prémio atribuído ao Rúben Saldanha e o ganho pelas manas Adriana e Sofia, nossas jornalistas, o ano passado.

Neste dia 1 de julho, em que se celebra o Dia Mundial das Bibliotecas, nada melhor que falarmos da Biblioteca, de Escrever e de Ler, enfim de Aprender… do concurso literário Ler & Aprender!
O concurso literário Ler & Aprender, enquadrado no projeto de promoção do livro e da leitura traçado para as Escolas do Município, é promovido pela Biblioteca Municipal de Anadia (BMA) / Câmara Municipal. O público-alvo, os alunos (1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) de todos os estabelecimentos de ensino do Município de Anadia, produziram os seus textos inéditos e redigidos em português, pertencente ao género narrativo (subgénero conto) ou lírico e subordinados ao tema “O Mar”. Os alunos entregaram os seus textos na Biblioteca da sua escola até ao final do 2º período escolar. Cada Biblioteca selecionou até 3 trabalhos por objeto e por cada uma das categorias (1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário) e enviou-os para a BMA.
O júri, da responsabilidade da BMA, avaliou-os segundo os dois critérios previamente definidos: a criatividade e a correção da linguagem utilizada.
Os prémios para os alunos classificados em 1º lugar são de 50,00€ por categoria e foram atribuídos pelo júri do concurso aos alunos:
Texto lírico
1º CEB

1º Lugar – Maria de Matos Coelho – AEA - EB1 da Moita
Menção Honrosa – Mariana Santos Ala Resende – CNSA

2º CEB

1º Lugar – Mariana de Deus Soares Tavares dos Santos – CNSA
Menção Honrosa: Rita Miguel Coimbra Semedo – CNSA

3º CEB

1º Lugar – Maria dos Santos Figueira – CNSA
Menção Honrosa – Lara Silva – AEA – EB23 Anadia

Secundário
1º Lugar – Tânia Lopes – AEA – ESA
Menção Honrosa – Afonso Pereira – CNSA

Texto narrativo
1º CEB

1º Lugar – João Rodrigo Lourenço Patrão – CNSA
Menção Honrosa – Carolina Cardoso Fontes - CNSA

2º CEB

1º Lugar – Maria Manuel Braga Martins – CNSA
Menção Honrosa – Raquel Neves Seiça – AEA – EB23 de Anadia

3º CEB

1º Lugar – Sofia de Matos Pedrosa – AEA – ESA
Menção Honrosa – Clara Verdade Loureiro – AEA – EB23 de Anadia

Secundário

1º Lugar – Patrícia Alexandra Nunes Breda – CNSA
Menção Honrosa – Joana Pereira Moniz – AEA – ESA



A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se na Biblioteca Municipal de Anadia, no dia 6 de julho, pelas 16 horas. O Ciclista vai estar presente e oportunamente dará a conhecer aos seus leitores os pormenores deste evento.
Durante os meses de férias escolares, julho e Agosto, prometemos publicar os trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento e apresentados a concurso.
A todos os concorrentes, às nossas quatro alunas que obtiveram uma menção honrosa, Lara Silva, Raquel Neves Seiça, Clara Verdade Loureiro e Joana Pereira Moniz  e muito especialmente às nossas três vencedoras, Maria de Matos Coelho, Tânia Lopes e Sofia de Matos Pedrosa (uma das nossas queridas “Jornalistas”), O Ciclista felicita-os pelo trabalho desenvolvido.
Neste Dia especial pedi ajuda às nossas “jornalistas” Adriana e Sofia. Pegaram, então nos seus pincéis mágicos e deram uma pincelada aqui, outra pincelada ali e coloriram com doces palavras este texto que acabaram de ler e que dedico às Bibliotecas.
Mas, quis acabá-lo sozinha. Confesso a todos a minha falta de jeito, já que nasci sem o dom da escrita. Tanto que eu queria deixar algo de perfeito para todos os Ciclistas!… Gostava de ser como muitos dos nossos pequenos escritores, em que a caneta flui levando-os para mundos mágicos. Mas, tão ínfimo o meu saber que não encontro a palavra certa, não consigo encadear as palavras, não as torno sublimes nem nasce uma bela frase. Prefiro sim, a leitura que cultivo com muito carinho e ternura e, nesse meu deambular pelo mundo mágico dos livros, descobri fascinada o pensamento de Fernando Pessoa, pois tem tudo o que sinto…
Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?

Graça Matos, com “pinceladas" das "jornalistas" Adriana e Sofia, O Ciclista

3 comentários:

  1. Começo por dar os parabéns a todos os vencedores e Àqueles que obtiveram as menções honrosas. Espero pela leitura dos vossos textos.
    Agora fico-me por inaltecer o belo trabalho que hoje acabei de ler. Parabéns Drª. Graça e às duas meninas que, como diz, ajudaram a pintar o seu texto.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos os estudantes que tiveram a coragem de dar a conhecer os textos que criaram; felicito especialmente os que viram os seus trabalhos distinguidos. E felicito, também, os professores - pois são eles que fornecem as sementes que acabam por dar frutos como estes.
    Quanto aos jornalistas, espero que continuem a distribuir pinceladas e a mostrar o que é feito na(s) escola(s).
    Desejo umas boas férias (certamente bem merecidas) a toda a equipa d'O Ciclista.

    ResponderEliminar
  3. Agradecemos os vossos maravilhosos comentários, esperando que continuem a visitar o nosso blogue e a ler as "obras" dos nossos alunos e dos nossos pequenos/grandes "jornalistas".
    O Ciclista não vai de férias, pois continuará a publicar os trabalhos já realizados e a dar conhecimento de atividades realizadas.
    Mantenham-se "em linha" pois nós continuamos sempre no ativo, mesmo quando estivermos em "férias".
    Bem hajam!
    Graça Matos

    ResponderEliminar