Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ida aos bastidores do Aeroporto de Lisboa

Caros Ciclistas, tudo começou muito cedo… eram precisamente 8 horas e 34 minutos, do dia 8 de novembro de 2012, quando o nosso diretor, o Prof.º Elói Gomes, enviou para a ANA um correio eletrónico a solicitar a visita de estudo às instalações do Aeroporto de Lisboa, tendo por base o projeto, “ANA Com Vida”.
E foi assim que depois de muito penar, pois os pedidos de outras escolas eram muitos, lá veio a tão almejada resposta. O pedido para os 30 alunos do nosso Agrupamento, rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos e os 3 professores acompanhados estava agendada para o dia 30 de maio de 2013 das 10 horas e 30 minutos às 13 horas.
Gostaríamos de dizer que os alunos que foram selecionados não o foram aleatoriamente. A seleção foi feita pela matemática, esta disciplina que é a base de tudo (esta é a minha opinião!…). Então, eles foram fazer esta visita como prémio pelas suas classificações em atividades da matemática.
 Mas, os alunos queriam um pouco mais … uma visita a uma aeronave.
E lá esteve o nosso querido diretor outra vez ao “barulho”: “sentimos um certo desencanto nos alunos, quando os informámos da inexistência desse marco tão importante numa visita a um aeroporto, decidimos envidar alguns esforços, na tentativa de conseguir a visita a um avião. (…). Vimos pedir à WHITE AIRWAYS, S.A que conceda uma visita a uma das suas aeronaves ao grupo de alunos do nosso Agrupamento que obteve as melhores classificações nas Olimpíadas de Matemática e no Canguru Matemático.” Foram estas as sábias palavras do nosso diretor ao pedir à White Airways a visita a um avião por este grupo de alunos.
Esta foi a ternurenta carta escrita pelos alunos a fazer esse mesmo pedido e que sem dúvida enterneceu o coração do nosso diretor!

Anadia, 17 de Maio de 2013
Exmo.. Senhor Presidente da White Air Ways
Somos um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia que, como prémio pelos bons resultados que obtivemos nas “Olimpíadas de Matemática”, vamos visitar o aeroporto de Lisboa no dia 30 de Maio.
A maior parte de nós nunca andou de avião e por isso, imaginamos como será sobrevoar o oceano, como fôssemos pássaros em liberdade!
Já vimos nos filmes e na televisão muitos aviões a levantar e aterrar e sabemos que, lá na frente, está a cabine do piloto cheia de computadores, botões, alavancas… e a nossa curiosidade é imensa!
Sabemos que vamos poder ver aviões parados na pista, talvez a aterrar ou a levantar mas… não é a mesma coisa.
O que nós gostávamos mesmo era de visitar uma dessas aves gigantes, de asas brilhantes e nariz pontiagudo, que transporta na barriga dezenas de pessoas e quilos de bagagem.
Quando o professor de Matemática, que nos vai acompanhar, nos disse que não ia ser possível entrarmos num avião, ficámos um bocadinho desiludidos. Então, decidimos escrever esta carta e pedir-lhe que nos ajude a concretizar o nosso sonho, autorizando a nossa visita ao interior de um avião.
Agradecíamos muito que tentasse tornar o nosso sonho uma realidade inesquecível.
Ficaremos ansiosamente à espera da resposta e agradecemos a atenção dispensada ao nosso pedido.
Com os nossos melhores cumprimentos.
Pelos Alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia.
  
Beatriz Coquim de Resende;
Joana Vieira Coelho Henriques;
André Silva Castro;
Henrique Seabra Ferreira

Amanhã publicaremos as duas reportagens feitas por dois dos nossos jornalistas envolvidos nesta visita. Cada um faz-nos um relato desta viagem dando-nos uma perspetiva muito sua…
A reportagem fotográfica virá apenas no dia a seguir aos nossos repórteres nos terem contado a sua aventura pela capital!


Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário