Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Estudar!


Terminamos a nossa “saga” sobre estudar, com uma receita que sem ser mágica, pode ajudar alguns alunos a organizar o seu estudo diário.
Então vamos ao que interessa, como estudar?
Primeiro é necessário um lugar sossegado, um cantinho, com uma mesa de trabalho, algum material didático como o manual, o caderno diário, o estojo com os respetivos utensílios (lápis, borracha, afia, régua, etc.) e folhas de rascunho.
Depois organiza-se o estudo. Uma das formas poderá passar pelo estudo das matérias dadas nas aulas desse dia e de uma revisão das matérias das disciplinas que estão no horário para o dia seguinte.
Para estudar as matérias dadas nas disciplinas do dia e, para cada uma delas poder-se-á seguir algumas etapas, por exemplo:
1.       Ler o sumário da última aula;
2.       Estudar os assuntos registados durante essa aula;
3.       Estudar, no manual esses mesmos assuntos;
4.       Comparar os registos do caderno diário com a matéria patente no manual;
5.       Repetir, se os houver, os exercícios realizados na aula;
6.       Elaborar as tarefas marcadas para realizar em casa;
7.       Anotar no caderno diário, as dúvidas encontradas;
Uma vez por semana podem ser consultados as competências de cada disciplina, pois são excelentes «indicadores de aprendizagem» para se verificar se estão a ser atingidos.
Este é apenas um dos muitos métodos de organizar o estudo. Pode ser seguido, pode ser alterado, ou mesmo completamente rejeitado.
O que interessa é que cada um encontre o seu próprio método e o aplique de modo a colher os frutos do seu trabalho. E que estes sejam muito “maduros”, ou seja que obtenham o sucesso que decerto anseiam.
Só nos resta desejar a todos um bom trabalho ao longo do ano. Aproveitem bem o vosso estudo!

Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário