Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mostra de Sopas


16 de outubro de 2012
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, a nível do Agrupamento de Escolas de Anadia realizou-se, nesse mesmo dia, entre as 12.30 e 14.00 horas, uma vez mais, a atividade: “Mostra de Sopas”. Na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro correspondeu à “VI Mostra de Sopas” e nas Escolas Básica nº 2 e Secundária de Anadia à “III Mostra de Sopas”.
Esta iniciativa foi promovida pela Equipa do Projeto da Educação para a Saúde, tendo como principais objetivos:
·         comemorar o Dia Mundial da Alimentação;
·         fomentar a adoção de comportamentos e hábitos alimentares saudáveis;
·         sensibilizar a comunidade educativa para a importância da sopa na alimentação quotidiana;
·         promover a recuperação do uso da sopa nos hábitos alimentares das famílias;
·         o envolvimento dos Pais no Projeto de Educação para a Saúde.
Relativamente aos anos letivos anteriores, esta atividade teve um maior sucesso, na medida em que se constatou uma maior adesão por parte dos Encarregados de Educação e familiares dos alunos, tendo assim contribuído com uma grande variedade de sopas.
Na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, veterana nesta atividade, em quinze turmas, houve 25 sopas e é de salientar que uma turma de 5º ano apresentou 5. Houve assim uma grande multiplicidade desta iguaria bem como panelas de todos os tamanhos. A escolha foi de facto difícil entre o Creme de Cenoura; a Sopa de Legumes; a Sopa da Avó Célia; a Sopa à Moda Antiga; o Caldo Verde; a Sopa de Grão-de-Bico; a Sopa da Avó; a Sopa de Peixe; um Fall Soup; a Sopa de Marisco; a Sopa do Simão; a Sopa Borxe; a Sopa Surpresa; a Sopa Ingredientes Secretos; a Sopa Saudável; a Sopa de Letras; a Sopa das Vindimas; a Sopa do Nada; a Sopa Juliana; a Sopa da Pedra; a Sopa do Mar; a Sopa da Horta e por parte da Equipa da Educação Especial, a Sopa Mistério. Qual delas a melhor!
Na Escola Secundária de Anadia, notou-se também uma maior participação efetiva de Encarregados de Educação e familiares dos discentes, já que compareceram na escola mães e avós para “servir” a sua sopa e foram 19 as sopas apresentadas, entre as quais: Sopa da Pedra de Almeirim; Sopa Ucraniana; Açorda Alentejana; Caldo Verde; Sopa de Tomate; Creme de Cenoura; Sopa de Legumes; Sopa de Feijão-verde, entre outras sopas de igual modo deliciosas. É ainda de salientar que não faltou o pão caseiro fornecido, como já é habitual, por uma Encarregada de Educação, que fez a gentileza de o confecionar expressamente para este dia. A comunidade escolar aderiu assim à iniciativa participando no evento em número significativo desde alunos, professores, administrativos e assistentes operacionais.
No que concerne à Escola Básica nº2 de Anadia, verificou-se que foi o melhor ano, tendo havido um total de 31 sopas para degustação de alunos, encarregados de educação, pessoal não docente e professores. Quanto aos alunos, verificou-se, pela primeira vez, que a sopa foi, nesse dia, o prato predileto, pois tanto comeram sopa antes, como durante e até depois do almoço na cantina. A lista de sopas apresentada também foi muito diversificada, pois a escolha poderia ser feita entre: o Caldo Verde; o Creme de Brócolos; a Sopa Surpresa; a Canja; o Creme de Cenoura; a Sopa de Feijão-verde; a Sopa de Legumes; a Sopa de Grão; a Sopa de Peixe; a Sopa de Abóbora; a Sopa da Pedra; o Aveludado de Cenoura; a Sopinha do Paraná (receita brasileira) e a Sopa de Frutas. A Cantina da Escola também participou com a Sopa Colorida. Quem também se associou à “Mostra de Sopas” foi a Biblioteca Escolar deste estabelecimento de ensino com a Sopa de Letras, designada por School Library e O Ciclista decidiu este ano e, pela primeira vez, apresentar uma Sopa de Lentilhas Vermelhas, que dado o seu sucesso da mesma a coordenadora decidiu apelidar de sopa D´O Ciclista.
Saliente-se ainda a Sopa para Todos, apresentada pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, com cariz solidário e que consistiu em colocar numa panela vazia vários produtos alimentares que os alunos de determinada turma trouxeram. No final, a panela ficou repleta, tendo assim concretizado o objetivo de ajudar um elemento da turma. A Equipa da Educação Especial também fez notar a sua presença com a chamada Sopa Especial.
Foram ainda elaborados vários marcadores de livros alusivos à data, que estavam ao dispor da comunidade educativa presente.
Feito um balanço final da atividade, constatou-se que foi francamente positiva a sua realização, com o desejo de continuar nos próximos anos letivos.
E para finalizar, o grupo de trabalho do Projeto Educação para a Saúde agradece a colaboração de todos, com destaque para os Encarregados de Educação, cujo contributo foi fundamental para que a atividade fosse um sucesso, e também para os alunos, que neste dia mostraram o quão é importante a sopa na alimentação quotidiana. Foi importante também a colaboração prestada pelas Assistentes Operacionais da Cozinha e da Escola, que prontamente lavaram vezes sem conta tigelas, colheres e cortaram a deliciosa broa, que foi degustada também com agrado. Por outro lado, agradece-se a preciosa cooperação por parte dos Diretores de Turma e dos restantes docentes, que contribuíram para que esta iniciativa fosse levada a cabo com êxito.

Sara Castela, Equipa d´O Ciclista e do PES

Sem comentários:

Enviar um comentário