Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dia do Professor


5 de outubro de 2012

Apesar do feriado deste 5 de outubro, que este ano ainda vivemos, ser dedicado à nobre causa da Proclamação da República Portuguesa (1910) e da Independência de Portugal (1143), enquanto professora e não deixando de saudar tão notável data, elejo, neste dia, outra efeméride, que também hoje se comemora, o Dia Mundial do Professor.
Não quero alongar-me em dissertações sobre esta tão bela e importante profissão. Gostaria tão somente de salientar a nobreza e delicadeza da arte de ensinar. Tencionava debater a situação da Educação e, consequentemente do Professor em Portugal, de lembrar todos os infortúnios vivenciados de há uns anos a esta parte. Mas, não o vou fazer.
Apenas me apraz sonhar que todos os nossos políticos, particularmente os nossos governantes, aqueles que já o foram, os que agora o são e os que o hão de ser, fossem como D. Pedro II: "Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

Graça Matos, O Ciclista




1 comentário:

  1. Querida Graça,
    Apenas ontem soube que esta semana estás a faltar às aulas por teres siod chamada para nova cirurgia, a qual espero que tenha corrido bem e que melhore a tua qualidade de vida, que todos sabemos tem andado bem em baixo. Como sempre manténs o blog activo mesmo estando ausente, sempre a mesma pessoa organizada e que não deixa as coisas pela metade. Admirei desde sempre a tua capacidade de trabalho e de resistência, por isso um bem-haja a tudo o que nos tens dado ao longo da tua permanência no Clube de Jornalismo. As tuas rápidas melhoras e um grande beijinho.
    Não me identifico, mas espero falar contigo pessoalmente, uma grande amiga de sempre e para sempre!

    ResponderEliminar