Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Publicidade e Educação para o Consumo- Publicidade Infanto-Juvenil


 Realizou-se no passado dia 18 de Outubro, pelas nove horas e trinta minutos, no Anfiteatro da nossa escola, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a palestra subordinada ao tema “Publicidade e Educação para o Consumo – Publicidade Infanto-Juvenil” pelos Professores doutores Mário Frota e Paulo Morais e a Doutora Ângela Maria Frota.
 Assistiram a esta palestra apenas os alunos do 9º ano, devido à falta de espaço e também por causa da agenda dos palestrantes.
Como alunas do 9º Ano tivemos a oportunidade de estar presentes e, assim, pôr à prova a nossa faceta de “jornalistas” d´O Ciclista.
A palestra começou com a apresentação dos senhores que dirigiram a palestra, que se mostraram desde logo muito simpáticos.
O Sr. Prof. Mário Frota, presidente da APDC (Associação Portuguesa de Direito do Consumo), falou-nos acerca “Da Publicidade em Geral à Publicidade Infanto-Juvenil”.
A Sra. Dra. Ângela Frota, diretora do Centro de Formação, falou-nos acerca da “Publicidade Infanto-Juvenil: permitir, restringir ou proibir”.
Finalmente, o Sr. Prof. Paulo Morais, diretor do Curso de Ciência Política, indigitado perito europeu pela APDC, presidente da Comissão Criança & Consumo da APDC, falou-nos “Da Publicidade Infanto-Juvenil: Panorama Europeu e Português”.
No geral a palestra foi muito interessante porque nos alertou sobre a publicidade e acerca dos perigos e enganos que esta poderá conter.
Chamaram-nos a atenção para o facto de haver muita publicidade aliciante e que nos pode levar de imediato a adquirir o produto publicitado e apenas vermos o erro que cometemos quando é tarde de mais.
Por exemplo, a publicidade nomeadamente de bebidas alcoólicas, como é o caso das cervejas, nas camisolas, que tem atraído a curiosidade das crianças e as leva ao seu consumo. Também, o facto de as cervejeiras patrocinarem as queimas das fitas das universidades traduz-se num aumento exagerado do consumo desta bebida alcoólica e, consequentemente, ao incitamento ao seu consumo.
Há também outro tipo de publicidade enganosa, nomeadamente aquela que leva à compra de produtos “leve 2 pelo preço de um” ou, como exemplificaram, o caso de uma determinada marca de detergentes em que anunciaram “18 + 2 doses”, pelo mesmo preço das normais … 20!
Devemos, por isso, ter atenção quando compramos produtos que vimos publicitados, por exemplo na televisão e que são, frequentemente, enganosos.
Também falaram do excessivo tempo de permanência das crianças frente ao ecrã a ver televisão e, consequentemente, a absorverem tudo o que lhes é “imposto” pela publicidade. E, segundo eles, a criança não sabe fazer a distinção entre o certo e o errado. Muitas vezes pedem / exigem aos pais a sua compra e estes, por comodismo, cedem.
A publicidade pode, assim, levar a um consumismo muito elevado, que os palestrantes, Srs. Professores Mário Frota e Paulo Morais e Sra. Dra. Ângela Maria Frota, tentaram que todos nós compreendêssemos e não nos deixássemos levar por ela.

Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista


Nota: Imagens adaptdas da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário