Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Biblioteca renovada

Há algum tempo demos notícia que a nossa biblioteca ia ser alvo de melhorias de modo a poder integrar a RBE. Neste âmbito, sofreu uma remodelação do seu mobiliário e fundo documental. Esses trabalhos demoraram algum tempo e ontem, 9 de Fevereiro, foi feita a reabertura.
Como acontecimento significativo para nós, foi programado com grande cuidado pela equipa responsável.
Foram convidados para este evento a Presidente da Associação de Pais e os representantes de Rede de Bibliotecas Escolares, Direcção Regional de Educação do Centro, Câmara Municipal de Anadia, Directores das Escolas públicas e privadas do concelho de Anadia e Biblioteca Municipal de Anadia. Participaram, também, a Direcção do Agrupamento, a equipa da BE, a Presidente do Conselho Geral, alguns alunos do 8ºB, a turma do 6ºD e os seus professores de Língua Portuguesa e Educação Musical.
A cerimónia teve início pouco depois das 9H30. Usaram da palavra o Director do Agrupamento, a Bibliotecária, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal e a Coordenadora interconcelhia da RBE.
Seguiu-se um momento musical orientado pelo professor José Dinis:
Versão de Suite nº 3 para Orquestra, de Johann Sebastian Bach (Every Step) – tocado em flauta de Bisel pelos alunos do 8º B e My Heart will go on – tocado em flauta de Bisel pelos alunos do 6º D e 8º B.
Foi um momento mágico que encantou.
E não faltou, porque da inauguração de uma biblioteca se tratava, um outro momento ─ este de leitura ─ que prendeu a atenção de todos: algumas alunas do 6ºD e a sua professora de Língua Portuguesa leram alguns textos alusivos ao livro. Assim, ouvimos
Este Livro que vos deixo..., de António Aleixo, por Mariana Cró
Liberdade, Fernando Pessoa, in "Cancioneiro", por Ana Patrícia Fernandes
Os Livros São Janelas, de (Padre) Vasco Pinto de Magalhães, in "Não Há Soluções, Há Caminhos", por Adriana Matos
Os Livros Estão Sempre Sós, de Ana Hatherly, in 'Tisanas', por Mariana Amaral
A um Livro, de Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas", por Sofia Pedrosa
Apresenta-se o Livro, de António Torrado, por Dra. Isabel Pimenta
A cerimónia terminou com a interpretação de uma canção intitulada A nossa Biblioteca, pelos alunos do 6ºD, após o que os convidados foram encaminhados para a sala da turma de CEF, onde os esperava outra surpresa: foram muito bem recebidos pelos alunos desta turma, que haviam preparado petiscos que fizeram as delícias de todos. O serviço também encantou. Estão, mais uma vez, de parabéns!
Paralelamente, foi oferecido um lanche aos “artistas”, cujo desempenho levou a que fossem “obrigados” a repetir a actuação para toda a comunidade escolar. E foi assim que nos reunimos no Polivalente, às 14h, para os ouvir tocar, ler e cantar.
Há momentos assim: lindos!...
Nota: Amanhã mostraremos fotografias do evento!

Sem comentários:

Enviar um comentário