Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 9 de janeiro de 2010

“Dez milhões de estrelas, um gesto pela Paz” – breve história

A Caritas Internacional é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que actua em mais de 200 países. Em Portugal foi criada em 1945, tendo delegações em todas as dioceses portuguesas.
A Caritas rege-se pela Doutrina Social da Igreja, sendo a sua missão dedicar-se aos mais pobres e excluídos da sociedade.
Há uns anos, numa cidade francesa, um grupo de cristãos pertencentes à Caritas, preocupados com os problemas dos mais necessitados reuniram-se e, vendo dificuldades na sua resolução, começaram a reflectir sobre as razões que levavam às situações de pobreza e de sofrimento, tendo encontrado como resposta a guerra. Era o mês de Dezembro, próximo ao Natal, estava uma noite estrelada e, ao observarem as estrelas, lembraram-se delas como símbolo do nascimento de Jesus Cristo considerado, pelos cristãos, como Luz do mundo. Ao mesmo tempo, tornaram presente outro significado muito importante: aquele Menino, cujo nascimento estava próximo de, mais uma vez, ser celebrado, nascia por amor para, por amor, doar por completo a Sua vida pelos outros. E tiveram uma ideia: convidar as pessoas que quisessem, independentemente de ideologia ou credo, a participarem numa espécie de vigília, onde cada um levaria uma vela acesa, símbolo de luz, alegria, paz, e lembraria todos os que viviam no sofrimento devido à guerra. Foi o início de uma Campanha que se tem alastrado a vários países, incluindo Portugal, e que ficou conhecida como a “Campanha Dez Milhões de Estrelas, um Gesto pela Paz”, que se realiza sempre perto do Natal. Além das velas que vende e cujo produto reverte a favor das suas obras de beneficência, a Caritas convida todas as pessoas a reflectir sobre os problemas que causam a violência.
Sendo as crianças e adolescentes um veículo extraordinário para chegar aos adultos, e sendo necessário consciencializá-los para a promoção de gestos de paz, a Caritas pretende também, através dos alunos de EMRC, chegar às escolas.

Helena Cravo, professora
Imagem de: www.santiagomaior.drealentejo.pt

1 comentário: