Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Tabagismo - sessão de sensibilização na turma 6º D

No dia 18 de Novembro a enfermeira Lígia veio falar-nos sobre o tabagismo.
Falou-nos sobre os seus efeitos, porque é que nesta idade queremos experimentar esta droga e falou-nos, rapidamente, das drogas lícitas e ilícitas.
Começámos por fazer um jogo. A enfermeira Lígia distribuiu metades de postais e cada um tinha que encontrar a outra metade que estaria com outro colega. Depois de encontrados os pares, cada elemento fazia perguntas ao outro. Fizeram-se perguntas do tipo: “Que desporto praticas?”, “És de onde?”, ”Que idade tens?”. Com estas perguntas era mais fácil conhecermo-nos melhor e também mais fácil a enfermeira Lígia conhecer-nos.
Começámos então, depois de tudo isto, a falar do tabaco e das drogas (outras drogas).
A enfermeira Lígia explicou-nos que, muitas vezes, entramos no mundo do tabaco por causa dos outros, ou porque aquele é meu amigo e fuma e eu quero continuar a ser amigo dele, ou vou fazer o que ele faz ou, então, é porque queremos experimentar coisas novas.
A seguir disse-nos que, enquanto consumimos tabaco ficamos sem apetite, mais estimulados e com mais concentração.
No final “confessou-nos” que já tinha fumado, mas deixou porque a sua filha Inês (aluna do 6ºD), quando tinha quatro anos, disse-lhe: - Mãe, não queres ver os teus filhos a crescer? - A enfermeira achou estranho uma criança de apenas quatro anos dizer aquilo e decidiu deixar de fumar.
Mãe e filha também se emocionaram no final.
Acho que esta sessão nos ajudou a entender que não nos devemos meter no mundo das drogas.
Ana Patrícia, nº2, 6ºDº

Sem comentários:

Enviar um comentário