Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comemoração do Dia da Restauração

Tal como havíamos prometido, vamos narrar o que vimos na aula de História.
O filme conta-nos que…
- O Rei D. Henrique não nomeou nenhum sucessor. Quando faleceu, um dos seus familiares, Filipe II de Espanha, invadiu Portugal. Este domínio durou 60 anos.
- Ao longo destes longos 60 anos, os portugueses fizeram muitos sacrifícios. Os portugueses estavam fartos de serem dominados pelos espanhóis: de serem tratados como povo de segunda e dos impostos que tinham de pagar para os cofres de Espanha.
- Em 1640, aproveitando a guerra que os espanhóis travavam com os países europeus e a revolta interna que eles viviam, cerca de 40 homens, a maioria deles da nobreza portuguesa, juntou-se para combater o domínio Filipino espanhol.
- Os Conjurados, nome pelo qual ficou conhecido este grupo, dirigiram-se ao Paço da Ribeira, onde se centrava o poder espanhol, e tiraram o poder a Margarida de Sabóia, a Duquesa de Mântua. Esta ainda tentou que o povo a apoiasse. Contudo, heroicamente, João Pinto Ribeiro e os seus colegas perguntaram-lhe: “Vossa excelência deseja sair por aquela porta, ou por essa janela?”
- Miguel de Vasconcelos, o secretário traidor, foi atirado vivo pela janela.
- D. Miguel de Almeida dirigiu-se, depois, a uma janela e erguendo a sua espada gritou: “Liberdade! Liberdade! Viva D. João IV! O 8º Duque de Bragança é o nosso legítimo Rei!”
- No dia 15 desse mesmo mês D. João IV foi aclamado Rei!
- Dona Luísa de Gusmão, esposa de D. João IV, apoiou e incitou o marido na rebelião contra a Espanha. Atribui-se-lhe a máxima: "Antes Rainha por um dia, do que duquesa toda a vida".
- Mas, só alguns anos depois, e após várias batalhas travadas entre Portugal e Espanha, é que esta reconhece finalmente, em 1668, a independência de Portugal!
Adriana e Sofia Pedrosa, 6ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário