Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 15 de junho de 2016

III Mostra de Saberes e Sabores



Na sexta-feira, dia 3 de junho, realizou-se a “III Mostra de Saberes e Sabores”, atividade que consiste fundamentalmente numa feira, em que a maior parte das barraquinhas foram da responsabilidade das turmas da escola, da biblioteca bem como de outras pessoas que quiseram participar. O dinheiro ganho por cada uma das turmas na sua respetiva barraca irá servir para custearem visitas de estudo que terão lugar no próximo ano letivo. 

Neste evento esteve presente o diretor do Agrupamento, bem como os Adjuntos do diretor.
 Esta atividade teve o seu início por volta das 11 horas com a cerimónia de entrega à escola do quadro alusivo à Paz, no âmbito da participação dos nossos alunos no projeto Impossibility Challenge. O quadro, da autoria do mentor do projeto, Sri Chinmoy, pretendeu agraciar a Escola pela sua participação no recorde mundial de maior exposição de desenhos, realizados por crianças, sobre o tema da Paz e Harmonia. Os desenhos estiveram expostos no Estádio Municipal de Leiria de 6 a 7 de Dezembro de 2014.  


Os presentes puderam também visionar alguns dos vídeos realizados nesse âmbito, mostrando pessoas portuguesas que quebraram recordes, para provarem a sua fé. 



No términus da cerimónia, os alunos do 1.º ciclo, do 1.º ao 4.º anos, leram frases alusivas à paz, preparadas em conjunto com as respetivas professoras e, no final, colocaram-nas no quadro da paz, construindo assim um mural. 

O 9.º A encantou todos os presentes com a interpretação da canção “A Paz”, traduzida para português pelo grupo Roupa Nova. A turma B do 5.º ano declamou um poema sobre este mesmo tema.
 Por volta das 11 horas e 30 minutos, procedeu-se à entrega dos prémios do concurso Pangea, no âmbito da disciplina de Matemática bem como das Olimpíadas de línguas estrangeiras (tanto francês como inglês).

Às 15 horas, teve lugar uma apresentação teatral, através da qual os participantes mostraram um grande à vontade em palco e, por outro lado, interagiram de forma dinâmica e aprazível com o público. A coordenadora do estabelecimento escolar de Vilarinho do Bairro, Professora Alexandra Gonçalves, por sua vez, aproveitou este momento para dar a notícia de uma nova atividade extracurricular que será implementada para o próximo ano letivo, designada por “Teatro”.

Trinta minutos depois, os presentes foram convidados a se deliciarem com as verdadeiras obras de arte de fruta feitas pelo Professor Nelson Franco, antigo professor da Escola Básica de Anadia, pelo Senhor José Melo e pelo Mauro Oliveira, um ex-aluno da Escola Básica de Anadia.



Às 16 horas, as pessoas reuniram-se para o Zumba que serviu para aquecer os corações dos presentes.

Já no final da festa, o Rancho Folclórico de Paredes do Bairro atuou com grande animação.
Para concluir e, em nome d’O Ciclista, a atividade “Mostra de Saberes e Sabores” merece todos os elogios e deverá continuar, já que deu uma grande vivacidade e alegria à Escola Básica de Vilarinho do Bairro, demonstrando assim que a escola não é um local onde apenas estudamos, mas também um espaço onde todos nós convivemos e transmitimos outro género de cultura para além daquela que os livros ensinam.
Rúben Saldanha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário