Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Rúben Saldanha vencedor do Concurso Uma Aventura… Literária 2013


Hoje, é um dia muito, mas mesmo muito especial!
Todos estão ansiosos para ler a grande entrevista que fizemos ao vencedor do concurso Uma Aventura… Literária 2013.
Foi uma tarde perfeita. Para além da entrevista, partilhámos com o nosso colega vivências do nosso quotidiano, das nossas escolas e até das nossas experiências nos exames, ele do 6º e duas de nós do 9º ano. Falámos das férias, dos livros que andamos a ler, dos passatempos que temos e de tantos outros assuntos banais e cheios de interesse, quanto interessantes são as conversas de adolescentes!
Pronto, compreendemos a vossa ânsia. Portanto, deixemo-nos de delongas e passamos já à tão esperada entrevista. Mas,… no final da entrevista não “desliguem” pois temos outra surpresa, para todos os Ciclistas, muito especialmente para o Rúben. Não queremos adiantar mais nada. O melhor é aguardarem pacientemente pelo desenlace, vão ver que não se arrependem.
Já agora podem sempre deixar os comentários que entenderem. Claro que a Coordenadora do Clube depois de os moderar é que os publica, mas não deixa de o fazer!
Entrevista
Boa tarde! Estamos aqui em nome do Clube de Jornalismo “O Ciclista” e gostaríamos de dialogar um pouco contigo sobre o concurso Uma Aventura… Literária 2013, do qual foste vencedor na modalidade texto original do 2º ciclo.
O Ciclista – Gostaríamos em primeiro e em nome de toda a Equipa do Clube de Jornalismo d’O Ciclista, de dar-te os parabéns pelo teu prémio.
Agora e antes de falarmos sobre o concurso em si, gostaríamos de te fazer algumas perguntas para nós e os nossos leitores, percebermos melhor quem tu és. Pode ser?! Sendo assim, gostaríamos que nos dissesses qual o ano de escolaridade e que escola frequentas.
RúbenFrequento o 6º. ano, na Escola Básica nº2 de Vilarinho do Bairro.
O Ciclista – Tens irmãos? Quantos?
RúbenTenho, uma irmã, mas tem apenas 4 anos.
O Ciclista – Gostas de ler?
Rúben –  Sim.
O Ciclista – Que tipo de livros lês?
RúbenLivros de Aventuras.
O Ciclista – Atualmente andas a ler algum livro? Se sim, qual?
Rúben – Sim, o livro “Uma aventura no Castelo dos Três Tesouros”, da coleção “Uma aventura”. É o mais recente livro publicado desta coleção.
O Ciclista – Gostas de escrever?
RúbenSim.
O Ciclista – Já alguma vez participaste em concursos ou é a primeira vez? Se sim, em qual ou quais?
Rúben –  Já participei em concursos, mas não deste tipo, participei, por exemplo, nas Olimpíadas de Matemática  e nas Ortografíadas.
O Ciclista – Se já participaste noutros concursos fizeste-o individualmente ou conjuntamente com outros colegas?
RúbenParticipei sempre individualmente.
O Ciclista – É a primeira vez que vences um concurso?
Rúben – A nível nacional é. No ano letivo anterior (2011-2012) ganhei as Olimpíadas de Matemática do 5º ano da minha escola.
O Ciclista – Em relação a este concurso, o que sentiste quando soubeste que o tinhas vencido?
Rúben – Achei estranho, porque quando participei procurei sobretudo divertir-me a fazer algo que gosto, nunca pensei ganhar, embora a minha intenção tenha sido sempre fazer o meu melhor.
O Ciclista – O que te motivou a escrever este texto?  
Rúben – Penso que a principal razão foi sentir imensas saudades de ir à Serra da Estrela, visto que já lá não vou há alguns anos.
O Ciclista – Alguém te incentivou? Fala-nos um pouco sobre essa pessoa, o seu nome, a sua profissão, o porquê de querer que participasses, entre outras coisas que te recordes.
Rúben Bem, quem me incentivou foi o meu primo Duarte Jorge, que é da minha idade e tem participado neste concurso. Foi ele quem me informou da existência do concurso, das modalidades, e como poderia participar.
O Ciclista – As nossas turmas (8º F e 9º C) têm a mesma professora de Língua Portuguesa. Ela é, sem quaisquer dúvidas, uma excelente professora, que nos tem ajudado imenso a evoluir na escrita do português e nos tem sempre incentivado a escrever textos e a participar em concursos. Isso também acontece contigo ou já nasceu contigo essa aptidão para a escrita? Ou seja, qual foi o papel que a tua professora de Língua Portuguesa teve no facto de teres concorrido?
Rúben A minha professora incentivou-me de algum modo. Para além de me incentivar a escrever e a ler, não posso deixar de referir, por exemplo, o que me dizia na entrega dos testes: “Podes sempre fazer melhor!”, mas não me dizia isso só a mim, claro, mas a todos os que considerava terem capacidades. (…)
O Ciclista – Como te surgiram as ideias para fazeres o texto? De onde veio a tua imaginação?
RúbenAs minhas ideias tiveram como base alguns livros que li. Procurei criar uma história com algum suspense e alguma emoção e adrenalina, coloquei nela os maus da fita e duas crianças curiosas e intrometidas e a estes ingredientes juntei alguma da minha imaginação e criatividade.
O Ciclista – Qual foi a temática, ou seja que aspetos que desenvolveste no teu texto?
Rúben – No meu texto cujo título é “Uma aventura cheia de adrenalina”, imaginei umas férias na Serra da Estrela, nas quais se passa algo de estranho (um assalto), entretanto, duas crianças decidem investigar, sem qualquer ajuda. 
O Ciclista – Podias dar-nos a conhecer algo mais sobre a história do teu texto?
RúbenTeria todo o gosto em fazê-lo, mas como a minha história vai ser publicada num dos livros da coleção “Uma Aventura”, tal como outros trabalhos premiados, não gostaria de a desvendar agora.
O Ciclista – Gostaste de escrever este texto?
RúbenSim, deu-me imenso prazer.
O Ciclista – Alguma vez pensaste ganhar este concurso a nível nacional?
RúbenTal como já disse anteriormente, embora tivesse feito o meu melhor não pensava ganhar, muito menos o primeiro prémio. Sabia que pelo menos ganharia um certificado de participação no concurso, o que para mim já era bom.
O Ciclista – Como viveste a cerimónia de entrega dos prémios?
RúbenVivi a cerimónia de entrega de prémios com muita alegria e essencialmente com muito orgulho.
O Ciclista – Como foi a tua experiência da entrega do prémio pelas escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada?
Rúben – Foi muito boa porque foi a primeira vez que estive a um passo de distância de duas grandes escritoras. Foi um momento único.
O Ciclista – O que apreciaste mais nessa cerimónia?
RúbenO que eu apreciei mais foi ver a maneira como eles entregavam os prémios às crianças, com muito carinho e com toda a paciência.
O Ciclista – Gostaste de participar neste concurso? Voltarias a participar?
RúbenGostei imenso, e para o ano voltarei certamente a participar. DAREI O MEU MELHOR!
O Ciclista – Já agora fala-nos um pouco dos teus pais. O que é que eles sentiram quando lhes disseste que tinhas ganho o 1º prémio?
RúbenQuando eu contei à minha mãe ela também teve dificuldades em acreditar, mas quando na Internet, na página do concurso, viu que o meu nome estava lá, ficou muito orgulhosa, tal como o meu pai.
O Ciclista – O que aconselharias aos outros alunos?
RúbenNunca devem desistir, devem dar sempre o seu melhor.
O Ciclista – Gostarias de deixar uma mensagem final?
RúbenNunca desistam dos vossos sonhos. Há sempre uma surpresa ao virar da esquina.
O Ciclista – Muito obrigada pela tua disponibilidade. Agradecemos-te em nome d´O Ciclista.
RúbenEu é que agradeço.

Agora podem ver a reportagem fotográfica da entrevista. Mas a surpresa não termina … têm de vê-la na totalidade. É muito importante que o façam.
Não, não vamos deslindar o mistério. É um pouco como a história que o Rúben escreveu. Ele não a pôde contar pois vai ser publicada e nós queremos que vejam o vídeo na sua totalidade. É mesmo uma aventura que vos propomos e que têm de viver. Mas, para isso terão de ver todo o vídeo…
Só prometemos emoção e surpresa!…

Adriana Matos, Margarida Lagoa, João Rocha, Sofia Pedrosa, O Ciclista


9 comentários:

  1. Rúben!
    Os meus parabéns pessoais, pelo prémio que recebeste, pois foi sem dúvida pelo mérito do teu conto.
    Gostei muito de te conhecer pessoalmente.
    Espero que o desafio que te lancei não fique esquecido!
    Espero que gostes da surpresa que os teus colegas, os meus "jornalistas" te prepararam.
    Passa um dia pleno de alegria, rodeado daqueles que mais amas.
    Parabéns pelo teu aniversário!
    Graça Matos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Ruben
    Eu sou aluna da EB23 de Anadia e gostei de ler a tua entrevista. A profª Graça é minha prof. de Geografia e mandou-me um mail a dizer para ir ao blogue.
    Nós temos orgulho em que um colega nosso tenha ganho um concurso nacional, ela já nos tinha dito que tinhas ganho e que os nossos colegas do jornal Ciclista iam-te entrevistar-te. O video está brutal. Parabéns pelo teu aniversário, passa um dia muito feliz.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns duplos ao Ruben, pelo seu aniversário e pelo prémio.

    Parabéns aos jornalistas pela exccelente entrevista que lhe fizeram. Parabéns também aos professores intervenientes, que apesar da turbulência das suas profissões ainda conseguem que estes alunos se entreguem de alma e coração a este tipo de trabalhos e como dizia a Drª Graça cuidem tão bem deste cantinho.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Ruben! Pelos vistos são duplos, como diz o leitor anterior.
    Também eu quero dar os parabéns aos excelentes jornalistas.
    Para a Drª Sara que deve incentivar a construção de tantos e belos textos e depois ter o trabalho de ler essas centenas de textos.
    Evidentemente parece-me que a grande merecedora do mérito deste belo blogue é a Drª Graça, para si vai uma grande coroa de louros.
    Continuem com o vosso excelente trabalho!
    Um leitor mais ou menos assíduo

    ResponderEliminar
  5. Quanto trabalho, mesmo em férias conseguem que os alunos façam este trabalho! Parabéns a vocês os 5! Grande aventura que devem ter vivido.
    É preciso uma grande motivação e serem grandes motivadoras.
    Para ti Rúben espero que tenhas sucesso na publicação da tua aventura literária e por ela os meus parabéns.
    Pelas maravilhosas 12 primaveras recebe os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Ruben!
    Parabéns Ciclista!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns queridas professoras Graça e Sara.
    Continuam a ser as minhas preferidas. Espero p´ro ano sejam as nossas professoras.
    Bj
    boas férias para as duas
    Parabéns Ruben!

    ResponderEliminar
  8. Rúben, em primeiro lugar, quero dar-te os parabéns pelo teu grande dia!
    Desejo-te tudo o que há de melhor na vida, junto de todos aqueles que te são queridos.
    Em segundo lugar, quero felicitar-te pelo prémio alcançado. E fico eu e todos nós à espera do teu conto bem como dos outros que serão publicados, pois é sempre um prazer descobrir “pequenos” escritores que, com a sua imaginação, criatividade e o poder da escrita, nos fazem viajar por esse mundo fora, no teu caso, será até à Serra da Estrela, um local magnífico e digno de ser visitado e se reparares, vais dar-nos a possibilidade de viver, por momentos, uma grande aventura!
    Para finalizar, quero dar os parabéns aos meus “pequenos” jovens “jornalistas” que, mais uma vez, nos surpreendem, a nós, leitores, e no meu caso, a mim como sua professora, com as suas belas surpresas. Continuem assim, meus meninos e meninas, a dar “asas” à vossa imaginação ao mesmo tempo que dão vida às palavras!
    Um grande beijo para todos vós.
    Prof. Sara Castela.

    ResponderEliminar
  9. Olá queridos leitores.
    Agradeço as felicitações que me foram dedicadas.
    O trabalho, bem como o vídeo estão realmente muito bons. Estão de parabéns.
    Deram-me efetivamente uma excelente prenda de anos. Desculpem não ter respondido ainda ontem, mas tive um dia muito ocupado, como devem compreender. Contudo, não podia deixar de vos louvar pelo trabalho que têm realizado e de vos agradecer o que fizeram por mim.
    Rúben Saldanha

    ResponderEliminar