Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O primata sonhador - Concurso literário “Ler & Aprender”


Desde o século XIX, a biologia tem vindo a destronar a crença de que o ser humano se destaca do restante reino animal por capricho de uma entidade divina omnipotente. Em contrapartida, explicou o nosso estatuto “especial” na Natureza com outros fatores. A capacidade de cooperação, a linguagem articulada, o domínio do fogo e a proeza de não só antever ou precaver-se para situações futuras, como também, imaginar realidades inexistentes. Não será este último ingrediente um dos primórdios do sonho, da esperança e da imaginação?
De facto, sonhar foi uma principais forças motrizes do processo que, em pouco mais de 200 mil anos, nos levou de meros súbditos da Natureza a dominadores e, atualmente, a opressores da mesma. Sonhámos ter um pouco mais de alimento disponível. Esperançosamente lançámos sementes à terra fértil num golpe de genialidade pré-histórica, sabendo que num futuro próximo os rebentos de vida se iriam erguer.
Deste modo, na origem da revolução agrícola, encontramos um Homem que, movido pelo sonho e encorajado pela esperança, alterou inevitavelmente o futuro da espécie quando aquela primeira semente se enterrou nas terras do Crescente Fértil.
Avancemos 12 mil anos. Contemplemos: vejamos até onde chegámos, aquilo que alterámos e aquilo que permanece tal como era nos tempos do “agricultor sonhador”.
Inventámos o livro, difundimos a informação através de biliões de páginas, dividimos o átomo, chegámos à lua, manipulámos o ADN, “o manual de instruções da vida”, alimentámos quase 8 mil milhões de almas frenéticas que são movidas exatamente pelas mesmas forças poderosas: a esperança e o sonho.
Em suma, a história do ser humano resume-se aos usos, e abusos, que deu ao sonho, à esperança e à imaginação para chegar onde chegou.
Só sonhando e imaginando saberemos onde levaremos a Humanidade nas décadas atribuladas que se avizinham. É esta a incrível jornada do Homem até aos dias de hoje.
David Pires, 12.º F, Escola Básica e Secundária de Anadia

Sem comentários:

Enviar um comentário