Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Parlamento dos Jovens



Na senda do pioneirismo do ano letivo anterior, o Agrupamento de Escolas de Anadia está a participar no projeto “Parlamento dos Jovens”. Esta iniciativa nacional, promovida pela Assembleia da República, desafia os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos de escolaridade e do Ensino Secundário a participar e a defrontarem-se num processo político de eleição de deputados e respetivo processo legislativo. A primeira fase promoveu a constituição de listas de deputados.
No Ensino Básico, o Projeto suscitou forte adesão, uma vez que os alunos se organizaram e formaram 8 listas de deputados (maioritariamente alunos do 9.º ano) e apresentaram medidas sobre o tema proposto para este ano: “Igualdade de Género”. A propaganda eleitoral decorreu alguns dias antes da eleição que ocorreu no dia 17 de janeiro. Dessa eleição, decorreu o apuramento de 31 deputados, para formar a Assembleia Escolar. Nela estiveram presentes todos os deputados eleitos com o objetivo de debaterem as medidas propostas. As professoras Teresa Paula Carapinha e Sandra Fonseca presidiram a esta assembleia que decorreu de forma exemplar. As deputadas e os deputados eleitos souberam argumentar e debater as medidas apresentadas pelas listas, num clima de muita correção, respeito, civismo e cooperação, dignos representantes do espírito democrático.
As docentes envolvidas no Projeto, congratulam os alunos participantes pelo entusiasmo, empenho, esforço e coragem em se perfilaram face a uma iniciativa desafiante de uma atitude dinâmica, crítica e construtiva.
No final, foram votadas três medidas e três deputadas (duas efetivas e uma suplente) que irão representar a nossa escola na Sessão Distrital, que corresponderá à 2.ª fase do projeto.
Nomes das eleitas :
·         Marta Mota
·         Beatriz Bernardes
·         Patrícia Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário