Equipa d´O Ciclista

Clube de Jornalismo O Ciclista:

Coordenação: Dra. Graça Matos e Dra. Sara Castela

Alunas: Adriana Matos, Ana Neta, Beatriz Agante e Matilde Santos

Alunos: André Castro, Henrique Ferreira

Dra. Miquelina Melo – Membro Honorário

Endereço de correio eletrónico - cj.eb23anadia@gmail.com

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Agrupamento de Escolas de Anadia participa no Projeto Nacional, “Nós Propomos – Cidadania e Inovação Geográfica”


Foto 1 - Grupo vencedor do Prémio Nacional da Associação Portuguesa de Geógrafos 2017, com os professores, Luís Bandarra (a representar a Direção do Agrupamento), Ercília Teigas, Sérgio Claudino e Miguel Padeiro.
O Agrupamento de Escolas de Anadia volta a participar no projeto Nacional “Nós Propomos– Cidadania e Inovação Geográfica – 2018”, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.
Dirigido aos alunos do ensino Secundário e à disciplina de Geografia, este projeto conta neste ano letivo com a participação de cerca de 40 alunos, que em trabalho de grupo irão identificar situações e apresentar propostas de cidadania que potencializem a qualidade de vida do concelho.
Os alunos envolvidos no projeto do ano anterior foram recebidos no passado dia dezoito, na Câmara Municipal de Anadia pela Ex.ª Sra. Presidente Teresa Cardoso e pela equipa da Divisão do Planeamento e Urbanismo, onde apresentaram as suas propostas de inovação local com os projetos:
- “Parque do Choupal”; projeto centrado na sustentabilidade ambiental e na oferta à população da cidade de Anadia, de um espaço que atualmente se encontra degradado, para fazer dele um espaço verde de convívio e lazer, este espaço localiza-se na rua do Choupal, no perímetro urbano de Anadia.
- “Quebrar o Isolamento”; projeto que remete para a “criação” de uma carrinha que circule pelas aldeias mais isoladas do concelho de Anadia, com “voluntários” (alunos do nosso agrupamento e voluntários de instituições locais de solidariedade social) possibilitando o convívio com a população mais idosa e isolada do concelho.
- “Anadia em Movimento”; projeto que tem como tema-problema a falta de transportes públicos urbanos e onde a aposta é obter algumas melhorias significativas, nomeadamente no que se refere ao aumento da acessibilidade dentro da cidade e aos seus lugares mais periféricos.
Foto 2 - Apresentação na Câmara Municipal de Anadia dos Projetos 2017.
Fica registado o nosso agradecimento pelo envolvimento e atenção dispensada pela autarquia a este projeto.
Para reforçar a importância do “Nós Propomos “2017/2018” decorreu, no passado dia 22 no Agrupamento de Escolas de Anadia, uma palestra que contou com a presença do Professor Doutor Sérgio Claudino (Coordenador Nacional do Projeto) e do Professor Miguel Padeiro (Docente do IGOT).
Foi uma oportunidade para partilhar experiências anteriores e aplaudir o grupo que desenvolveu o projeto “Requalificar o Parque do Choupal” pela atribuição do prémio Nacional da Associação Nacional de Geógrafos 2017.
Momento importante do encontro foi também o da Assinatura do Protocolo de Cooperação entre Câmara Municipal de Anadia/Instituto de Gestão do Território/ Agrupamento de Escolas de Anadia.

Foto 3 - Palestra e apresentação do Projeto “Nós Propomos!”- 2018.
Espera-se para este ano muitos projetos de qualidade e com capacidade interventiva no desenvolvimento sustentável do concelho, os quais vamos dando a conhecer.
Foto 4 - Assinatura do Protocolo Agrupamento de Escolas de Anadia/IGOT/Câmara Municipal Anadia.


Sem comentários:

Enviar um comentário