Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Escolas do Agrupamento de Anadia distinguidas com bandeira verde Eco-Escolas



Desde 1996 que o programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, Eco-Escolas, é desenvolvido em Portugal, pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).
O principal objetivo desta iniciativa é o de encorajar ações das escolas em matéria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e reconhecer o trabalho de qualidade por elas desenvolvido nesse âmbito.
As escolas candidatas recebem um conjunto de informações e de orientações facilitadoras da implementação do programa, e participam em atividades de formação e de divulgação, como o seminário nacional ou o Dia das Bandeiras Verdes, entre outras, promovidas pela ABAE.
O coordenador do projeto de cada estabelecimento de ensino tem que reunir as condições, os meios e as estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.
As escolas que se candidatam ao galardão devem, no seu plano de ação, abordar os temas base Eco-Escolas (Água, Resíduos, Energia) e, pelo menos, um dos temas do ano, sendo que, no ano letivo 2016-17, esses temas foram a Alimentação Saudável e Sustentável, os Espaços Exteriores, a Geodiversidade, e a Floresta. As escolas poderão também integrar no seu plano de ação outros temas Eco-Escolas, como a Biodiversidade, o Ruído, os Transportes / Mobilidade Sustentável, o Mar, a Agricultura Biológica, e as Alterações Climáticas, ou, ainda, temas que, embora não sejam ainda declaradamente Eco-Escolas, contribuam para a sustentabilidade, como a Vida Saudável.
A comemoração do Dia das Bandeiras Verdes decorreu no dia 27 de setembro. Os 11 estabelecimentos de ensino de Anadia, entre os quais seis do nosso Agrupamento, que conquistaram as Bandeiras Verdes Eco-Escola, deslocaram-se neste dia a Mafra, local onde decorreu, este ano, a celebração.
A Câmara Municipal de Anadia apoiou estes estabelecimentos, suportando as despesas de inscrição no programa e os transportes para participação dos alunos nas respetivas atividades.
As Escolas do nosso Agrupamento galardoadas foram:
­          Centro Escolar de Arcos
­          Centro Escolar de Paredes do Bairro
­          Centro Escolar de Sangalhos
­          Escola EB de Aguim
­          Escola EB de Vilarinho do Bairro
­          Escola EB da Moita
Este ano aguardam-se novas ideias!




 Nota:
Algumas das fotos foram retiradas do facebook do Município de Anadia.

Sem comentários:

Enviar um comentário