Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Dia Nacional do Pijama




A edição de 2017 do Dia Nacional do Pijama comemora-se, hoje, dia 20 de novembro. As inscrições estiveram abertas até ao dia 30 de setembro.
Esta iniciativa destina-se a todas as crianças de creche, jardim-de-infância e escola do 1.º ciclo do país, de norte a sul e ilhas. A gratuitidade da inscrição e participação dá direito a cada sala receber um KIT Educativo.
Esta edição de 2017 está repleta de novidades. Teremos de aguardar por elas…
Neste Dia Nacional do Pijama as crianças vão para a escola em pijama como símbolo de carinho, de “eu estou aqui", da história que se lê à noite... para lembrar o país que "todas as crianças têm direito a crescer numa família". 
No nosso Agrupamento, para além dos Jardins de Infância, apenas a EB1 de Moita aderiu a este projeto.
O que é o Dia Nacional do Pijama?
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há escolas portugueses -, vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa. 
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.
A partir de 2015, esta iniciativa da Mundos de Vida foi alargada até às crianças de 10 anos (1.º ciclo) e a todos os países onde há portugueses.
Calendário de Planeamento até este Dia Nacional do Pijama
até 20 outubro            
envio dos Kits para todas as escolas inscritas. A partir desta data, as escolas que se venham ainda a inscrever podem receber os Kits desde que existam disponíveis. 
 a partir de 20 outubro       
apresentar a ideia às crianças e afixar o Poster na entrada.
cortar e montar a Casa dos Pijamas como atividade da sala. 
decorar o espaço e preparar atividades originais (sugestões de atividades no site da Mundos de Vida).
ler a nova história de 2017 na totalidade ou resumida, conforme a idade das crianças.
As educadoras, as professoras e as crianças devem montar a nova Casa dos Pijamas - uma por cada criança - para ser enviada para casa, juntamente com o CONVITE para os pais. A Casa dos Pijamas - edição de 2017 - é da autoria da ilustradora Yara Kono.
Como atividade de sala pode, com base numa caixa de papelão, ser construída a nova Casa dos Pijamas da Escola que servirá para receber, no Dia Nacional do Pijama, todas as Casas de Pijamas das crianças.
semana de 30 outubro              
entrega do Convite aos Pais para o Dia Nacional do Pijama, juntamente com o mealheiro de papel - a Casa dos Pijamas - com a indicação para os pais recortarem o sinal de papel para um puxador de uma porta da sua casa.  
até 17 novembro   
Conforme for planificado por cada educadora ou professora, podem ser realizadas várias atividades de preparação para o Dia Nacional do Pijama.
1 a 17 novembro                 
Em casa, as crianças, com a ajuda da família e amigos, juntam moedinhas no mealheiro de papel, realizando, assim, a componente solidária do Dia Nacional do Pijama, promovendo os valores da partilha e da solidariedade. Nas salas, continua a preparação do grande dia.
17 novembro (sexta-feira)            
Lembrar os pais que, na segunda-feira, dia 20 de novembro, as crianças devem vir vestidas de Pijama para a escola, trazer o seu peluche preferido e a Casa dos Pijamas. Ou outro material específico, de acordo com o programa que a educadora ou professora tenha planeado para a sua sala (por exemplo, uma almofada, ...).
20 novembro (segunda-feira) Dia Nacional do Pijama
Realização do grande Dia Nacional do Pijama com atividades planeadas pela educadora ou professora para esse dia. Tirar fotos para mais tarde recordar. No fim do dia, os pais podem levar a Casa dos Pijamas 2017, como recordação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário