Equipa d´O Ciclista

Clube de Jornalismo O Ciclista:

Coordenação: Dra. Graça Matos e Dra. Sara Castela

Alunas: Adriana Matos, Ana Neta, Beatriz Agante e Matilde Santos

Alunos: André Castro, Henrique Ferreira

Dra. Miquelina Melo – Membro Honorário

Endereço de correio eletrónico - cj.eb23anadia@gmail.com

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Alunos do 4.º Ano visitam a “Escola Grande”



 A última visita, este ano letivo, dos alunos mais pequeninos à “Escola Grande, naquela que ficou conhecida como a atividade do “Dia Aberto ao 1.º ciclo, deixou a organização bastante satisfeita.
Esta atividade teve início ainda no primeiro período, a 15 de dezembro e contou com a presença dos alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Arcos - Anadia. A segunda visita, contou com a presença da EB1 de Moita, Aguim e Vila Nova de Monsarros e decorreu no segundo período, a 3 de abril. A visita à “Escola Grande” culminou, como referimos inicialmente, no 3.º período no dia 6 de junho, com a vinda dos meninos dos Centros Escolares de Sangalhos, Avelãs de Cima e da EB1 de Ferreiros.
Tudo isto foi possível devido ao apoio logístico da Câmara Municipal de Anadia que disponibilizou os seus autocarros para efetuar o transporte dos alunos entre a sua escola e a escola sede.
Foi uma atividade dinamizada pela professora de Físico-Química, Anabela Nunes, e que teve a colaboração do Grupo de Educação Física, da Biblioteca Escolar e de alguns alunos de Ciências do 11.º e 12.º anos e dos alunos das turmas de desporto do 10.º e 11.º anos.
Foram vários os objetivos desta atividade: fomentar o gosto pelo estudo das Ciências, possibilitar aos alunos a construção do seu próprio saber, motivar e promover o gosto pela escola, permitir a interação entre alunos do secundário e alunos do 1.º ciclo, permitir a visita e o conhecimento da escola sede, proporcionar ambientes formativos e de acolhimento promotores da leitura, de uma cidadania ativa e da aprendizagem ao longo da vida, estimular a curiosidade e o gosto pelo saber.
 Nestes momentos, houve oportunidade de receber na escola sede os alunos do 4.º ano. Nesses dias, repletos de cor, entusiasmo e alegria, as crianças foram acompanhadas às diversas atividades pelos alunos da turma do curso profissional de desporto. As atividades decorreram nos laboratórios, na biblioteca da escola e nos espaços de Educação Física.

No primeiro espaço foram realizadas algumas experiências. Estas foram explicadas, passo a passo, aos mais pequenos por alguns alunos de Ciências do 11.º e 12.º anos. Foi fácil de observar o interesse, mas sobretudo a curiosidade dos alunos envolvidos. Estas experiências proporcionaram sempre momentos importantes de interação entre todos os intervenientes, sejam eles os visitantes, os anfitriões ou mesmo a professora que orienta os trabalhos.
 No segundo momento desta atividade, os alunos foram convidados a visitar a biblioteca escolar que “é como uma floresta de encantos, povoada de pétalas coloridas … é lá que estão arrumadas, ordenadamente, todas as palavras de encanto dentro de livros.” tal como se pode ler no seu Guia do Utilizador.
Os visitantes tomaram, então, conhecimento da organização da Biblioteca Escolar que se dispõe por áreas segundo a CDU (Classe Decimal Universal). Esta divide o conhecimento em dez classes desde a Filosofia, a Psicologia, passando pelas Ciências Sociais, pela Matemática, pela Arte e pela Literatura entre outras. Depois assistiram a uma pequena atuação musical com declamações e canto e participaram também em diversos jogos didáticos. Como outro ponto forte, os alunos, que visitaram a Escola durante o 2.º período, apreciaram ainda uma exposição da Ajudaris patente no mesmo espaço.
 No terceiro momento, os alunos realizaram alguns jogos nos espaços de Educação Física sob orientação dos alunos do curso profissional de Desporto.
Tudo correu bem, os visitantes estavam entusiasmados e todos os intervenientes foram unânimes em afirmar que atividades como esta se devem repetir a bem da curiosidade, da cultura e do saber.
Beatriz Agante, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário