Equipa d´O Ciclista

Clube de Jornalismo O Ciclista:

Coordenação: Dra. Graça Matos e Dra. Sara Castela

Alunas: Adriana Matos, Ana Neta, Beatriz Agante e Matilde Santos

Alunos: André Castro, Henrique Ferreira

Dra. Miquelina Melo – Membro Honorário

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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Parlamento dos Jovens




Experiência pioneira no ensino básico do Agrupamento

A Direção lançou o desafio do Projeto Parlamento dos Jovens envolver o básico e, de forma surpreendente, os nossos alunos aderiram com motivação à prossecução do mesmo.
Foi compensador observarmos o espírito dinâmico, construtivo e de iniciativa de muitos alunos do 5º ao 9º ano, ao organizarem-se em listas de deputados, galvanizadas em torno de medidas para concorrerem à sessão escolar do Parlamento dos Jovens.
A temática, proposta para a edição deste ano, foi centrada nos 40 anos da Constituição da República Portuguesa, tendo como epígrafe – os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!
tendo o incentivo e apoio de alguns professores, não foi difícil os “nossos deputados” iniciarem o primeiro contacto e leitura com a Constituição Portuguesa, considerada por alguns deles, interessante e até desafiante, por outros.
No contexto de análise da Constituição, as listas de deputados selecionaram ideias e princípios que lhes suscitaram interesse em debater e conceber medidas de aplicação.
Por iniciativa espontânea dos alunos, constituíram-se sete listas de deputados, sendo notável o facto da maioria delas, integrar alunos de várias turmas, revelador de um espírito amigável e conciliador.
A campanha eleitoral decorreu de forma construtiva e afável.
 A sessão escolar projetou competências de assertividade na defesa de ideias, de argumentação na sustentação dos princípios e de consensos no momento de unir ideias para representação da escola na sessão distrital. O ambiente observado na sessão escolar, evidenciou o cariz cívico dos alunos participantes, que souberam de forma exemplar ouvir, discordar, confrontar, defender e valorizar as opiniões, sabendo motivar e incentivar os colegas representados em minoria e também os mais jovens: do 5º ano.
Devemos enaltecer o contributo e a forma de estar da lista que integrou alunos do 5º e 6º anos, que de forma edificante e cativante souberam expor e defender as suas medidas, perante os colegas mais velhos.
Para os professores que dirigiram e acompanharam o desenvolvimento do Projeto pioneiro para o ensino básico, foi gratificante constatar que a nossa escola forma alunos com competências cívicas e sociais consistentes e algumas embrionárias do foro político.
Ao grupo de professores envolvidos, uma palavra de apreço pela motivação, apoio e jovialidade que souberam imprimir aos nossos alunos no desenvolvimento deste projeto.
Ao professor Rogério, reconhecemos o seu empenho e desempenho no papel de moderador da sessão escolar.
Um reconhecimento especial aos alunos: Margarida Ribeiro do 9º F e João Soares do 9º A, que irão representar a escola na sessão distrital, assim como aos discentes, Henrique Paulo do 9º A na qualidade de suplente e Hugo Miranda do 9º A membro que irá integrar a mesa da sessão distrital.
Teresa Paula Rodrigues, Professora de História



Grande manhã, ontem na escola básica e secundária de Anadia! Parlamento Jovem, sessão escolar para os alunos do ensino básico!
Os alunos que participaram, desde o 5º ano ao 9ºano, revelaram muita sensibilidade para os problemas sociais, grande capacidade de argumentação, muito civismo, excelente capacidade para ouvir, gosto pela pesquisa e muito trabalho para fundamentarem as suas medidas! Estão de parabéns, adorei vê-los e ouvi-los! Demonstraram também uma enorme coragem para lutar pelos seus objetivos e assumir as suas opções!
Fantástico! Vamos ter grandes homens e grandes mulheres! Boa sorte para a fase seguinte, que vai acontecer em Aveiro, com os deputados de todas as escolas do distrito!
Ana Paula Allen, Professora de Português

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