Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

La Chandeleur



Promovida pelo grupo disciplinar de Francês, vai decorrer, no dia 3 de fevereiro, na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, uma atividade aberta a toda a comunidade.
“La Chandeleur”, mais conhecida pelo dia dos crepes na nossa escola, é a celebração do Dia da Luz, 2 de fevereiro, 40 dias depois do Natal, em França. O seu nome tem origem na palavra “candeia”, tal como o nome Candelária ou Nossa Senhora das Candeias, em Portugal.
A tradição nasceu na época dos romanos, em que se realizava uma festa em honra do deus Pan, deus dos bosques e dos pastos. Durante toda a noite, os fiéis andavam nas ruas de Roma acenando tochas. Em 472, o Papa Gelasius I decidiu cristianizar a festa. A Candelária passou então a simbolizar a purificação da Virgem Maria. Nesse dia, fazem-se procissões de velas em honra da Virgem.
 Hoje, a Chandeleur é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que se fizerem saltar o crepe com a mão direita tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano

Por tudo isto, na nossa escola, haverá confeção e degustação dos famosos crêpes para, de forma simbólica, vivenciar esta tradição marcante da cultura francesa. Este trabalho terá como protaganistas todos os alunos que frequentam a disciplina de francês.
Como preparação deste dia, nas aulas os alunos fizeram pesquisa e elaboraram trabalhos que estarão expostos no átrio da escola.
Grupo disciplinar de Francês

Sem comentários:

Enviar um comentário