Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Atividade Dia Internacional da Internet Segura dinamizada pelo Ciclista

A Celebração do Dia Internacional da Internet Segura foi um evento memorável na Escola Básica e Secundária de Anadia, para alguns dos alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino Básico e o ensino Secundário e, também, para alguns docentes.
Tendo por base o tema de comemoração do Dia Internacional da Internet Segura 2017 "Seja a mudança: una-se para uma internet melhor", decidimos este ano “ler as mentes” de alguns alunos e professores e, de uma forma divertida, mostrar os riscos que há em expor os dados pessoais nas redes sociais.
Enquanto “Jornalistas” do Clube de Jornalismo esta também é a nossa missão, para além de, como é evidente, fazer a divulgação do que se vai realizando no nosso Agrupamento.

A concretização desta atividade teve o apoio da nossa coordenadora do clube, bem como da Direção e a aprovação do Conselho Pedagógico. Assim, como jornalistas fomos em frente e eu, o Tomás Antunes, fui o “Vidente” e, eu, a Adriana Matos, a “assistente”.
Decidimos convidar vários dos nossos colegas e alguns docentes para lhes ser lida a mente. Aceite o desafio, os intrigados “pacientes” compareceram no Multiusos onde reinava um ambiente místico.
Enquanto vidente tentei mostrar o grande poder da minha mente e lá fui lendo as mentes dos nossos incrédulos convidados e, fazendo jus ao estudo realizado a partir do conteúdo do exposto nas redes sociais, lá fomos adivinhando a sua vida pessoal.
Finalmente, revelávamos a “magia” que se encontrava por de trás da própria “magia” e eu, assistente do Vidente, ligava o projetor e mostrava como toda a informação dos nossos convidados estava acessível para todo o Mundo nas suas contas nas redes sociais.
Tentámos, deste modo simples, mostrar que muita da vida dos nossos convidados se encontra disponível, facilmente acessível e que pode ser dado um uso indevido.
Deste modo o nosso clube, e mais uma vez, promoveu a utilização segura da internet, levando não apenas os participantes/ convidados, mas toda a comunidade educativa e demais leitores do nosso Jornal digital compreender que as informações pessoais não devem ser disponibilizadas nas redes sociais.
O Clube de Jornalismo aproveitou o momento para distribuir informação, nomeadamente um folheto sobre Privacidade no Facebook, um postal do 40.º aniversário do Ciclista, o nosso Jornal Escolar e uma cópia com imagens de extratos da rede social de onde foram recolhidos os dados para fazer a visão por parte do "vidente".
 A equipa envolvida na organização da atividade gostaria de deixar um agradecimento especial aos alunos do 11.º ano de Multimédia, Liliana Nascimento, João Ferreira e Sara Baetas, pela excelente colaboração prestada na captação de imagens.
Adriana Matos e Tomás Antunes, O Ciclista





Reitero a importância de uma utilização responsável da Internet. Aconselho que viaje sempre de forma segura!
Um enorme obrigada a todos quantos aceitaram o desafio e ajudaram a tornar possível esta atividade. Agradeço à Direção, muito em particular ao Diretor, Eng.º Jorge Humberto, por, mais uma vez, ter acreditado na capacidade empreendedora desta equipa.
Saliento a participação da Dra. Lurdes Ramos, psicóloga da Escola, que assistiu a um dos momentos.
Como coordenadora do Clube de Jornalismo sinto-me muito orgulhosa por estes dois jornalistas e expresso aqui o meu profundo agradecimento ao Tomás e à Adriana pela excelência do trabalho desenvolvido.
Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário