Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 10 de setembro de 2016

Em busca do desastre de Galipoli



O sol acabara de passar a linha do horizonte e estava um clima abafado, daí a razão de andarmos de bermudas e camisas de manga curta brancas. Tínhamos acabado de jantar e dirigíamo-nos para a praia, para um passeio à beira-mar tardio. Sidle estava ansiosa pelo grande dia e não parava de o dizer. Eu apenas olhava para a sua cara, completamente alheado da sua conversa e ocasionalmente abria um pouco mais os olhos e acenava a cabeça para parecer interessado, enquanto admirava a sua face nívea ligeiramente corada pelo sol intenso do Mediterrâneo e o seu cabelo ruivo atado por um puxo, formando um rabo-de-cavalo laranja. Sempre achei interessante o facto de a maioria dos ruivos serem britânicos ou nórdicos.
Na manhã seguinte, era o grande dia. Sidle já se encontrava pronta em frente à porta do meu bungalow, completamente frenética. Finalmente íamos descobrir a desgraça de Winston Churchill no seu primeiro cargo como chefe do Almirantado Inglês. Por vezes a sua ousadia saíra-lhe cara e não havia melhor exemplo do que a invasão anfíbia fracassada de Galipoli, que resultara na morte de milhares de soldados aliados, perda de embarcações e vitória das forças da Tríplice Aliança.
Seguimos para o cais e avistamos umas nuvens não muito grandes, não as podíamos considerar indício de uma possível tempestade, por isso embarcamos na lancha e seguimos mar adentro. À medida que avançávamos, o mar escurecia tão rápido como as nuvens. Sidle temia que a sua expedição aos destroços submersos dos contratorpedeiros e das embarcações afundadas tivesse de ser cancelada, contudo continuamos a nossa jornada, não tendo a menor ideia de onde nos íamos meter. O que inicialmente era uma expedição marítima sobre a primeira Guerra Mundial rapidamente se tornou numa busca desesperada por costa. Estávamos perdidos.
O combustível já se encontrava na reserva, os trovões anulavam o ruído do motor e o céu escurecia cada vez mais, até que finalmente a tempestade rebentou sobre nós. Ondas enormes e chuva intensa abatiam se sobre a fraca lancha insuflável que rapidamente se virou. Eventualmente, as ondas levaram-nos a uma ilha aparentemente desabitada. Estávamos sozinhos e perdidos. Rapidamente as nuvens desapareceram e o sol voltou a brilhar. Completamente desorientados, concordamos em entrar na floresta constituída por árvores e plantas semelhantes às da Ilha da Madeira. Apenas se ouvia o barulho das aves que abundavam naquelas árvores e voavam para longe a cada passo nosso que sentiam. Até que, no meio do nada, nos deparamos com um bunker. Ficamos perplexos com aquilo que víamos. Munidos com uns paus, entrámos, rodámos a porta até metade e as dobradiças enferrujadas quebraram se, fazendo a porta de ferro cair pelas escadas que se entranhavam no solo. Um cheiro parecido com enxofre, pútrido e nauseante pairava no ar. Apesar do cheiro, decidimos entrar e deparámo-nos com cerca de quatro cadáveres fardados com uniformes do exército nazi. Reparei que Sidle ficara pálida e chocada mas, ao mesmo tempo, entusiasmada, pois, apesar da expedição fracassada, tínhamos feito uma descoberta que compensava. Entretanto com o meu instinto de sobrevivência comecei a vasculhar o bunker em busca de algum meio de comunicação. Debaixo de uma camada de pó encontrei um radio VHF e uma Mauser, a famosa pistola alemã. Enquanto tentava estabelecer contacto com algum navio nas proximidades via rádio, mexia e tentava ler uns documentos e papéis que se encontravam em cima da secretária. Sidle chamou por mim:
- David! - exclama com um tom de interrogação.
Virei-me para ela, que, eufórica, me comunicava que, depois de analisar demoradamente cada um dos cadáveres pelos uniformes, chegara a uma estrondosa e fantástica conclusão, o corpo até então desaparecido do supremo Führer tinha sido encontrado. Tínhamos feito uma das maiores descobertas do século! Estávamos surpreendidos a olhar para o nosso achado, quando, por detrás de nós, o radio começa a emitir sinais de estática e entre isso ouvimos uma voz:
- Daqui fala Capitão da embarcação Californian, escuto.
Sidle correu para o rádio e por um mapa que se encontrava em cima da secretária indicou as nossas coordenadas. Do outro lado apenas se ouvia um som distorcido. Sidle tentou ajustar a frequência, mas uma faísca e um ruído surgiram de dentro do rádio que começou em chamas. Com esperanças de que o barco tivesse recebido as nossas coordenadas, corremos para a praia e já víamos um barco a aproximar-se. Tirei do meu cinto com suportes para vários acessórios uns binóculos e tentei observar o barco que se aproximava. Olhei para Sidle e ela olhou para mim de volta e, surpreendida com a minha expressão facial, perguntou:
- Que foi?
- Não vêm em nosso socorro, são piratas! Corre para a floresta!- berrei.
Entretanto as balas das armas semiautomáticas já nos raspavam e corríamos mais do que conseguíamos para o bunker. Peguei na Mauser e fiquei à escuta. Eles rapidamente repararam no misterioso edifício pequeno no meio da ilha deserta. O meu coração batia freneticamente, mas Sidle parecia estranhamente calma, parecia que os anos de reportagens na Somália a tinham habituado a isto. Ouviu-se um ruído no topo das escadas, Sidle pegou silenciosamente numa cadeira e eu puxei a coronha da arma para colocar uma bala na câmara. Tínhamos o elemento surpresa pois eles não tinham a certeza se nos encontrávamos lá. Então Sidle saiu do seu esconderijo e atirou a cadeira contra o pirata. De seguida, eu disparei em cheio no abdómen dele. Estava perplexo, nunca havia disparado uma arma, muito menos contra uma pessoa. Um ruído agudo tomava conta da minha mente, estava estático. Sidle gritava para me despertar, o ruido desvanecia-se e voltei a acordar. Subimos as escadas, desviando nos do corpo do pirata. Como o barulho dos tiros deveria ter atraído o resto deles, saímos do bunker e escondemo-nos entre a vegetação. Passaram mesmo à nossa frente e não repararam. Podíamos tê-los apanhado de surpresa e matado os três, mas escolhemos fugir para a praia e tentar saquear o barco deles. Saímos de entre os fetos e corremos para a praia. O barulho da vegetação que agitávamos atraiu a atenção deles e não demorou muito até as balas começarem a voar sobre nós. Quando chegamos ao barco, constatamos que um deles lá ficara de vigia. Descarreguei o carregador da arma numa salva de balas sobre ele e sem perder tempo saltamos para o barco e fugimos dali.
Sidle olhou para mim e, de seguida, baixou a cabeça, olhando para a sua barriga e afastando a mão que mantinha sobre a camisa ensanguentada. Estava pálida e desmaiada em cima de mim. Com uma mão no leme e outra a fazer pressão sobre a ferida, tentei chegar à civilização o mais rápido possível.
Finalmente, tínhamos encontrado onde aportar, uma ilha italiana. Sidle recebeu a devida ajuda médica. Estranhamente os médicos não pediram justificações do ferimento de bala, apenas se limitaram a trata-la e a receber o dinheiro. Após ter recuperado a consciência, Sidle disse que devíamos voltar à ilha com ajuda para mostrar a nossa descoberta, mas tínhamos morto duas pessoas e não sairíamos impunes com isso. Assim, decidimos manter a descoberta e esta aventura em segredo para sempre.
David Pires, 9.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário