Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Encontro inesquecível



Premiado com o 1º lugar, género narrativo, na categoria do 2º ciclo.
Parabéns Gonçalo!

Certa tarde, estava eu a ler um livro na biblioteca da minha escola quando, de súbito, ouvi um ruído que vinha da prateleira dos livros de aventuras. Curioso, decidi averiguar mais de perto o que se passava. Reparei que tal ruído “vinha” de um livro de Sherlock Holmes e retirei-o, um pouco a medo, da estante. Abri-o repentinamente e qual não foi o meu espanto, o detetive, que até àquele momento não passava de uma imagem, estava mesmo ao meu lado. Fiquei boquiaberto e incrédulo. Parecia magia! Estaria a sonhar?
Depois de me refazer da emoção, observei-o atentamente. Reparei que vestia a famosa gabardine, usava o seu chapéu, bem como a lupa e o seu inseparável cachimbo. Era alto, elegante e de olhos e cabelo claros.
Posto isto, interroguei-o:
- Qual o motivo de apareceres nesta escola e logo a mim?
- Senta-te que já te explico tudo calmamente.
Falámos durante imenso tempo. A nossa conversa foi longa, mas muito produtiva e eu bebia-lhe as palavras sábias que humildemente me transmitia. Contou-me como foi o seu percurso até se tornar famoso, o que me deixou fascinado e reconhecido pela confiança.
O famoso detetive disse-me que sabia que eu dava pouco valor à leitura e achou que deveria intervir, pois ainda era tempo de fazer algo por mim, ainda era tempo de me ensinar a mergulhar no mundo fantástico dos livros e de aprender a descobrir a enorme riqueza que guardam dentro de si. Sabia, também, que eu gosto bastante de aventuras e de investigar, mas ensinou-me que só se é um bom detetive graças à leitura.
Aprendi com ele que a leitura nos ajuda a interpretar o que se passa em nosso redor, a compreender mensagens e a decifrar enigmas. Também aprendemos muito vocabulário, o que nos dá muito “poder” para sermos bons falantes e sabermos apresentar e defender as nossas opiniões.
Foi um encontro inesquecível que ficará para sempre na minha memória e que mudou completamente a minha vida, pois a partir daquele dia os livros passaram a ser a minha companhia.
Gonçalo Santiago Ferreira, nº 8, 6º B

Sem comentários:

Enviar um comentário