Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A princesa e o mundo



Premiado com o 2º lugar, género narrativo, na categoria do 1º ciclo.
Parabéns Inês!

 Era uma vez uma princesa chamada Lara que tinha nove anos. A princesa Lara era loira, alta, magra e muito simpática.
    A princesa tinha um desejo: conhecer o mundo lá fora, porque a sua mãe não a deixava sair do castelo.
Um dia, Lara teve curiosidade e perguntou à mãe:
- Mãe!
- Diz, filha.
- Porque é que não me deixas sair do castelo?
- Porque tenho medo que te aconteça alguma coisa! Há muitas pessoas más que te podem raptar. - respondeu-lhe a mãe.
- Mas eu quero ver o que há lá fora! - insistiu  a Lara.
- Eu não te vou deixar ir lá fora e a conversa acaba aqui!! - disse a mãe com firmeza.
Nessa noite, a princesa levantou-se, foi ao quarto da mãe certificando-se que ela estava a dormir, foi buscar uma mochila com roupa e comida. Também se lembrou de construir uma escada.
Depois da escada posicionada, a princesa desceu e foi à procura de um lugar para dormir. Ela decidiu ir pela floresta. Andou, andou até que encontrou uma gruta. Tirou a manta da mochila, deitou-se e não tardou a adormecer.
No dia seguinte, no castelo, a mãe da Lara chamou:
- Lara! Vem tomar o pequeno-almoço! - mas não obteve resposta.
Quando chegou à cozinha encontrou um bilhete que dizia ”Fui conhecer o mundo lá fora”.
A mãe da Lara ficou assustadíssima e muito zangada com a filha. Então, chamou dois dos seus servos e partiram à sua procura.
Na floresta, Lara acordou e saiu para conhecer o que a rodeava. Andou, andou até que encontrou três homens. Dirigiu-se a eles e disse-lhes:
- Olá! Sabem-me dizer onde fica o sítio mais bonito da floresta?
- Claro que sim! - disse um dos homens - Segue-nos.
 Lara não sabia que esses homens eram raptores. Andaram muito, até que Lara viu uma cabana onde os três homens entraram e lhe disseram:
- Esta é a nossa casa. Entra!
- Está bem - disse Lara.
- Vai àquele quarto. Tens lá comida e uma lareira para te aqueceres, se quiseres.
- Obrigada. Vocês são muito gentis. - disse a pobre menina, sem saber o que lhe estava a acontecer.
 Quando a Lara entrou no quarto, os homens trancaram-na lá dentro. Lara gritou:
 - Socorro! Ajudem-me! Estou trancada!
Mas ninguém a ouvia.
 Passadas algumas horas, a mãe da Lara ia a passar e ouviu os gritos da filha. Os criados entraram na cabana e, verificando que se encontrava vazia, arrombaram a porta. A rainha dirigiu-se ao quarto onde a filha estava presa.
A filha correu para a mãe, abraçando-a de alívio. A mãe disse-lhe:
- Prometes-me que nunca mais voltas a fugir? Já viste o perigo que correste?
- Prometo, mãe. Desculpa! Eu adoro-te!
- Também eu, meu anjo! O que eu faço é só para te proteger.
- Agora já sei disso. - respondeu a menina, ainda a tremer com o susto.
- Vamos embora para casa, antes que aqueles patifes voltem. Os meus homens ficam aqui para os apanharem e lhes darem aquilo que eles merecem!
Chegadas ao castelo, a mãe diz:
- Lara, estive a pensar. Se calhar, está na altura de começares a frequentar a escola. O que achas de te inscrevermos na Escola Real? A princesa sorriu e disse:
- Adoraria! Obrigada, mãe!
E foi assim que a vida da princesa Lara mudou. A escola é um lugar onde todos devemos estar e onde preparamos o nosso futuro. O mesmo acontece na vida de uma princesa!
Inês Vila Gomes de Góis, 4º ano, 9 anos, Centro Escolar de Sangalhos


Professora da aluna: Dália Susana Ferreira Lopes Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário