Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Escrevo-me um poema

Escrevo-me uma escrita

De duas estrofes e rima

Sem terceto, só quintilha

Mas palavra genuína

Sobre a sua poesia

Mesma rima em cada estrofe

Seja o que o poeta pode

Não precisa de ser forte

Não precisa de ser nobre

Só uma folha ou recorte

João Flores, n.º 10, 8.º F | O Ciclista

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Eu!

O brilho dos meus olhos desapareceu.

A minha felicidade morreu,

Como um sonho que evapora.

O meu coração desmorona.

Lágrimas acumuladas,

Meses a sorrir.

Não consigo mais, 

Vou ter que desistir!

Um corpo sem alma,

Um sentimento perdido, 

Batimentos profundos,

Uma vida sem sentido!

Cláudia Monteiro, n.º 2, 9.º F

 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Carnaval em família

 Neste ano atípico, a EB1 de Moita (Agrupamento de Escolas de Anadia) desafiou os seus alunos e os pais a tornar este Carnaval mais divertido.

A proposta pretendia que os alunos realizassem em casa e com a ajuda dos seus familiares, irmãos e pais, a sua própria máscara de Carnaval.

A realização desta atividade pretende que os meninos adquiram competências diversas de uma forma divertida e partilhada com as suas famílias.

O resultado foi magnífico. Apreciem alguns dos trabalhos que chegaram à “nossa redação”.

 


Graça Matos, O Ciclista

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Carnaval

 


Sabias que...

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira.

Do Carnaval até a Páscoa são 40 dias (47 contando os domingos), os quais a igreja recorda como o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demónio. Este é o tempo da Quaresma, que inicia na Quarta-Feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

Exploração da máscara social, com base na Art Pop ou Arte pop. Este é um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 9.º D, na disciplina de Artes.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Dia dos Namorados dedicado ao Planeta TERRA

 


“O Dia de São Valentim, popularmente conhecido como Dia dos Namorados, é uma data especial, comemorada em Portugal no dia 14 de fevereiro, em que se celebra o amor.

São, por isso, frequentes neste dia declarações de amor dirigidas a uma “cara-metade”, com o objetivo de elogiar, cuidar e demonstrar todo o carinho e apreço que temos por essa pessoa.

Mas…e se a tua cara-metade for, não uma pessoa, mas sim o Planeta Terra? O que gostarias de lhe dizer e/ou prometer?

Inspirados nos Lenços dos Namorados, típicos da região do Minho, o Programa Eco-Escolas | ABAE convidou todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância de cuidar do nosso Planeta e adotar comportamentos cada vez mais sustentáveis.”

O desafio consistia em fazer um desenho, baseado nos Lenços dos Namorados, e escrever uma quadra dedicada ao Planeta Terra. 

O Ciclista associou-se a esta celebração com a publicação dos trabalhos realizados por alguns alunos do nosso Agrupamento, nomeadamente da EB1 de Moita e da Escola Básica e Secundária de Anadia.

Fonte / Adaptação de: https://ecoescolas.abae.pt/declara-te-ao-planeta-dia-dos-namorados/

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Orçamento Participativo das Escolas - OPE

Tu decides!

Apresenta o teu projeto, individualmente ou em grupo de até 5 alunos.

Atenção! Apenas podem candidatar-se alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário. As equipas podem ser mistas: género e de diferente ciclo de ensino.

Tens até 5 de março para o apresentar.

Acede a :

https://forms.gle/DuR9XbhADVr5zVG58

e preenche o formulário.

Amor

O amor é um sentimento gigantesco, uma vez que abrange outras tantas sensações como o carinho, o afeto, a amizade, o apego, a paixão e a estima. Indiscutivelmente, este sentimento é único, indescritível e singular na medida em que cada um o sente à sua maneira, mas não basta ser sentido, tem que ser trabalhado e aprimorado diariamente para não correr o risco de cair no esquecimento ou no hábito.

A meu ver, o amor cada vez mais se tem tornado numa rotina tanto nos jovens como nas pessoas mais velhas. Atualmente, tomamos as pessoas como garantidas e esquecemo-nos que o amor é feito de reconquistas diárias. Com frequência, ao primeiro obstáculo que surge numa relação, o amor é descartado em vez de ser trabalho para superar os maus momentos e, como em tudo, temos que mostrar empenho e dedicação de modo a avivar este sentimento tão bonito, tão precioso.

O amor é uma língua universal, mas, por vezes, é mais falado que sentido. Na verdade, desde sempre que ouvimos falar do amor em músicas, filmes, livros, em tudo o que nos rodeia e sempre nos foi incutido uma ideia de perfeição, porém nem tudo é como nos contos de fadas apesar de poder haver o tão desejado “felizes para sempre”.

A palavra amor já deu a volta ao mundo ganhando milhões de significados diferentes, mas, no final de contas, para ti, o que é o amor?

Marta Pereira, 11.º C

 

Nota: Imagem adaptada da Internet.