Equipa d´O Ciclista

Clube de Jornalismo O Ciclista:

Coordenação: Dra. Graça Matos e Dra. Sara Castela

Alunas: Adriana Matos, Ana Neta, Beatriz Agante e Matilde Santos

Alunos: André Castro, Henrique Ferreira

Dra. Miquelina Melo – Membro Honorário

Endereço de correio eletrónico - cj.eb23anadia@gmail.com

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Projeto SOBE



“ (…) Estava precioso: tinha fígado e tinha moela: o seu perfume enternecia: três vezes fervorosamente, a ataquei aquele caldo. – Também lá volto! - Exclamava Jacinto com uma convicção imensa. – É que estou com uma fome…
Santo Deus! Há anos que não sinto esta fome (…)”.
Eça de Queirós. “A Cidade e as Serras”.
 
Escovar na Escola está integrado no Projeto SOBE. Este tem coo fim incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolverem projetos de saúde oral. Ou seja, levar os alunos a diariamente fazerem a escovagem dos dentes, em ambiente escolar.
No dia 16 de novembro, o Centro Escolar de Avelãs recebeu formação neste âmbito, preconizada pela professora Bibliotecária Maria Ivone Saraiva levou a cabo Ações de Formação sobre SAÚDE ORAL BIBLIOTECA ESCOLAR(SOBE) no Centro Escolar de Avelãs.
Das 10 às 11 horas formação a 10 alunos do 4.º ano, sala 5, da Professora Ana Tomás. Entre as 11h30min às 12h30min, os 16 alunos da sala 4, da Professora Cristina, nomeadamente alunos do 4.º ano. Finalmente, das 14 às 15 horas, o 3.º ano, sala 3 com 21 alunos da Professora Fernanda.

O dia transformou-se num momento fantástico para todos!
Parabéns à excelente participação dos alunos!
Pode saber mais em: http://bit.ly/ComunicarEmSeguranca
 
Na sequência do desenvolvimento do Programa de Prevenção da Saúde Oral, o Projeto SOBE definiu como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas.
O SOBE envolve as 2370 bibliotecas escolares e, aproximadamente, 1 milhão de crianças.
Em dois anos conseguiu-se, em meio escolar, nas 5 regiões de saúde do território continental de Portugal (Norte, Centro, Lisboa Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), implementar a escovagem em pelo menos 149.243 crianças. Foram criados mais de 970 projetos transversais de saúde oral e educação e distribuídos mais de 257.441 kits de higiene oral.
O Projeto SOBE já demonstradamente inscrito nas preocupações pedagógicas das escolas, vem, nesta edição, acrescentar elementos, processos, disciplinas e alegria ao seu desenvolvimento – vem lembrar que o efeito dos alimentos sobre os dentes é ineludível e carece de atenção, quer em casa, quer na escola, quer na…pastelaria…
A saúde oral e a alimentação parecem dois namorados de ligação muito estreita – a alimentação influencia, de imediato, o comportamento dos dentes: se o organismo funciona muito melhor com uma alimentação saudável, ela também previne eficazmente o aparecimento de cáries dentárias e o desgaste do esmalte dentário. E, assim, podem viver felizes, para sempre que possível.
SOBE - desbloquear projetos e ideias, preservar a qualidade de vida.
SOBE - um projeto muito acarinhado pela BE....

Sem comentários:

Enviar um comentário