Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 14 de novembro de 2017

11.ª Mostra de Sopas 13 de outubro Biblioteca Escolar - Mais um ano a colaborar



Dizem que pela boca morre o peixe, neste caso morreu a sopa que a Biblioteca da Escola Básica de Vilarinho do Bairro deu a provar aos muitos que estiveram presentes em mais esta iniciativa associada ao “Dia Mundial da Alimentação” e ao Projeto Educação para a Saúde (PES).
Décima primeira “Mostra” (onze anos já!), a comer gostosas e variadas sopas que os Encarregados de Educação foram confecionando com o engenho, a tradição, ou a contemporaneidade, pois nem só de ancestralidade vive o paladar.
Sopas deste ano: caldo verde, canja, de feijão, de peixe, da pedra, de legumes, de feijão verde. As novidades: sopa de feijão com miso, sopa de feijão preto, sopa de brócolos, festa de legumes, sopa de fruta. Também as familiares, as mais ternurentas: sopa à minha moda, sopa à moda da Carolina. Outras, cuja marca é a da geografia gastronómica - sopa de rês (receita venezuelana), sopa à Portuguesa, sopa Açoriana e, como não podia deixar de ser, a bibliosopa.
Numa associação com o “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - MIBE”, “Ligando Comunidades e Culturas”, tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL), a Biblioteca confecionou uma sopa “caliente” mexicana e explorou os sabores da América Latina. Produziu um desdobrável dando a conhecer algumas receitas dessa zona do planeta, enfeitou uma mesa com artefactos e produtos vegetais de origem (milho, mandioca, batata, tomate, pimento...) e a sua Professora Bibliotecária caracterizou-se numa figuração do folclore sul americano.
Encheu-se a Escola, rechearam-se estômagos, adquiriu-se conhecimento, com esta vasta equipa de alunos, funcionários, pais, famílias, parceiros, amigos, representantes da autarquia, que fizeram questão, pois os hábitos enraízam-se, de estarem presentes e “viver” mais uma mostra de sopas, tão acarinhada por todos.
Para o ano haverá mais!
Noémia Maria Machado Lopes, Professora Bibliotecária da Escola Básica de Vilarinho do Bairro Agrupamento de Escolas de Anadia

Sem comentários:

Enviar um comentário