Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Celebração do Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento de Escolas de Anadia

A sopa foi rainha na celebração do Dia Mundial da Alimentação.
Foi mais uma mostra de sopas realizada no nosso Agrupamento e mais um sucesso, que reúne anualmente a participação de toda a Comunidade Educativa.
A coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde, Dra. Licínia Simões, referiu-nos que os grandes objetivos deste projeto são a promoção do consumo de sopa, a dieta Mediterrânica, a redução do sal na sopa e a relação escola-comunidade.
Neste dia, pelo menos um encarregado de educação por turma, dos alunos do 2º ciclo ao secundário, voluntariou-se a confecionar uma sopa, representando assim a turma do seu educando.
Nos Centros Escolares de Sangalhos, de Paredes do Bairro e Avelãs, bem como nas EB1 de Aguim, Ferreiros, Moita, Chãozinho, Poutena e Vila Nova de Monsarros a mostra de sopas decorreu no próprio Dia da Alimentação. Nestes estabelecimentos escolares os alunos realizaram, no ambiente de sala de aula, convites, cartazes, narrativas, textos informativos e até inventaram e resolveram problemas, organizando e procederam ao tratamento de dados, no âmbito da Matemática. Também foi trabalhada a Roda dos Alimentos, assim como as regras para se ter uma alimentação saudável. Cantaram-se canções e fizeram-se ilustrações e decorações. No 1º Ciclo foram confecionadas 80 sopas.
No Jardim de Infância e na EB1 de Ferreiros contaram com a presença de um nosso antigo colega, o Mauro Oliveira, que fez um trabalho de laminação da fruta e com ela procedeu a uma extraordinária decoração que encantou os olhos e o paladar dos mais novos.
Na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, onde a adesão dos pais se reveste de um estrondoso sucesso, foram confecionadas 21 saborosíssimas sopas. A tradição de celebrar o Dia da Alimentação com uma Mostra de sopas está aqui mais enraizada, pois foi nesta escola que este projeto nasceu, sendo já a 9ª edição, contra a 6ª no resto do Agrupamento. De salientar que a degustação das sopas neste estabelecimento de ensino contou com a presença de elementos da Câmara Municipal de Anadia, nomeadamente da Presidente Engª Teresa Cardoso, e do Prof. Ângelo, assim como da Direção do Agrupamento.
Finalmente, na escola sede, a Escola Básica e Secundária de Anadia, o evento foi celebrado um dia antes do Dia Mundial da Alimentação. O espaço foi decorado pelos alunos dos 5º e 6º anos, no âmbito da disciplina de Educação Visual e a turma do 8º G colaborou no serviço e na Cozinha Pedagógica.
A mostra de sopa na nossa escola contou com a bela quantia de 48 magníficos exemplares, todos eles bem apetitosos e que foram servidos pelos respetivos encarregados de educação, ou pelas equipas que os confecionaram, como aconteceu com a Educação Especial, a Biblioteca Escolar e até a do nosso Clube de Jornalismo.
Só para ficarem com a água na boca e sendo de mais exaustivo, ficam apenas algumas das sopas que fizeram o prazer gustativo de muitos daqueles que as degustaram. Sopa da Pedra, de peixe, de beterraba, canja, caldo-verde, cogumelos, rabo de porco lavadinho, tomate, ovos, creme de cenouras, creme de legumes, sopa de frutas e mais muito mais…incluindo uma sopa da cozinha muçulmana.
Esperamos que o sucesso deste projeto se prolongue por muitos, muitos anos.
Criem hábitos saudáveis em vossas casas.
Adriana Matos, Tomás Antunes, O Ciclista
 




Sem comentários:

Enviar um comentário