Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 17 de janeiro de 2016

Prémio Rodrigues Lapa



A cerimónia de entrega dos Prémios Rodrigues Lapa decorreu em dezembro no Cineteatro da cidade de Anadia.
Para além de distinguir os melhores alunos do concelho, esta cerimónia pretendeu celebrar o 20.º aniversário da instituição deste prémio pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa. O objetivo, para além de homenagear esta figura nacional que viveu, grande parte da sua vida em Anadia, é também de distinguir os alunos que nos estabelecimento de ensino público e privado dos 2.º e 3.º ciclos e secundário do concelho se distinguem com o melhor aproveitamento. Para cada ciclo são entregues, um primeiro prémio e duas menções honrosas.
No nosso Agrupamento temos duas escolas que viram as suas alunas distinguidas. Assim, pela Escola Básica de Vilarinho do Bairro, o prémio para o 2.º ciclo foi entregue a Joana Cardoso Cruz e as menções honrosas a Marta Sofia Mota e a Catarina Almeida Marques. O prémio para o 3.º ciclo foi entregue à Beatriz Oliveira Santos, as menções honrosas para as alunas Beatriz Ferreira Cruz e Beatriz Almeida Boiça. Na Escola Básica e Secundária de Anadia, foi Maria Matos Coelho a vencedora no 2º ciclo, seguida de Filipa Almeida Castelão e de Constança Matos Coelho; no 3º ciclo, o prémio foi para Joana Melo Castanheira e as menções honrosas para Beatriz Agante Almeida e Juliana Melo Castanheira; no ensino secundário, venceu Joana Pereira Moniz, sendo as menções honrosas entregues a Liliana Ferreira Rodrigues Silva e a Inês Peres Santos.
Nuno Rosmaninho, professor da Universidade de Aveiro, no seu discurso teceu o “Elogio da Inteligência”, ressalvando a importância da inteligência, o mérito do trabalho e o valor do caráter, recorrendo à personalidade, ao pensamento e à conduta do próprio Rodrigues Lapa para ilustrar muitas das suas palavras. Terminou a sua intervenção dirigindo-se mais especificamente aos alunos “sem desdouro para a vossa inteligência e para a vossa extraordinária capacidade de trabalho, o que mais desejo é que, sobre isso, construam uma firmeza de ânimo que vos permita ser, como Manuel Rodrigues Lapa, conhecidos pelo que fizeram e, mais ainda, respeitados pelo que forem capazes de ser”.
Após a intervenção do nosso diretor, bem como todos os que estão à frente dos destinos dos dois estabelecimentos privados do concelho, foi a vez da Presidente da Câmara também se dirigir a todos os presentes e, para além de salientar o 20.º aniversário do Prémio, felicitou toda a Comunidade Educativa, não apenas pelos bons resultados escolares, bem como pela aquisição e o desenvolvimento de competências e de saberes, e dos quais, como referiu “gostaríamos que resultasse uma mais-valia para o concelho e para o país. É neles que reside muita da nossa esperança num futuro melhor para todos. Julgamos que Rodrigues Lapa estaria de acordo com esta nossa perspetiva. Era um homem rigoroso, persistente e empenhado nas suas causas, que se preocupava com o futuro da sociedade e que atribuía à educação e ao ensino um valor quase sagrado. Ao editar o seu trabalho, partilhou com o mundo o seu saber; ao legar a Anadia a sua biblioteca, partilhou com os seus conterrâneos, e não só, muitas das fontes desse saber e do seu deleite intelectual. Soube, pois, partilhar o conhecimento”.
O evento teve ainda, à semelhança de outros anos, a entrega do “Prémio Lions Clube Bairrada / Prof. Doutor Rodrigues Lapa”, instituído pelo Lions Clube da Bairrada e que tem como objetivo premiar os alunos dos estabelecimentos de ensino secundário de Anadia e de Oliveira de Bairro que, no 12.º ano, se destacaram no domínio da Língua Portuguesa.
Luís Fernandes, músico que integra a “d’Orfeu, Associação Cultural”, de Águeda, interpretou de forma soberba música portuguesa e foi com este brinde final ao público presente, que esta cerimónia terminou.
Equipa d’ O Ciclista




Sem comentários:

Enviar um comentário