Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 23 de janeiro de 2016

Entrevista Diretor do Agrupamento



1.       Sr. Diretor gostaríamos que nos fizesse um balanço de todo o trabalho desenvolvido pela nova Equipa diretiva e, particularmente, por si enquanto Diretor do nosso Agrupamento.

Bom dia,
Desde já agradeço o vosso convite e aproveito para saudar toda a equipa d’ O Ciclista por todas as iniciativas que tem desenvolvido e, também, pelo excelente trabalho no âmbito jornalístico, nomeadamente através do Jornal Digital / Blog, bem como através da Rádio Província, no programa “Supermanhã”.

Em relação à vossa questão, e fazendo um balanço de todo o trabalho desenvolvido pela nova equipa diretiva, cumpre dizer o seguinte: neste arranque de um novo ciclo de gestão, procurou-se compatibilizar as boas práticas que já eram marca do nosso Agrupamento, com novas dinâmicas, nas vertentes da comunicação, da liderança e da inovação.

Todo o nosso trabalho está alicerçado no Projeto Educativo, Projeto esse que procurou respeitar as linhas orientadoras que nortearam a candidatura que foi escolhida para o nosso Agrupamento.

Até ao momento, podemos destacar várias iniciativas que enalteceram o nosso Agrupamento, a saber:

- I Feira da Ciência no espaço Inovação promovida pelo Instituto Educação e Cidadania – Mamarrosa
- Balcão 2020, local que nos permite candidatar a todos os projetos
- Halloween (teatro, dança, comunicação, exposições…)
- Natal: tudo o que é alusivo à quadra (exposições, mostra daquilo que se faz no Agrupamento — pintura, dança, teatro, jantar….)
- Um conjunto de Palestras, dinamizadas pelos vários grupos/departamentos
- Continuidade de vários Projetos, nomeadamente:
- Equipa de Autoavaliação
- Candidaturas ao Parlamento dos Jovens (vinda ao nosso Agrupamento do deputado João Almeida)
- Projeto PES: Mostra das Sopas (no âmbito da promoção de uma alimentação saudável), Concurso de realização de vídeo (Diabetes: viver com a diabetes, prevenção e tratamento), Suporte Básico de Vida, entre muitos outros…
- GIC (Gabinete de Intervenção Comunitária) — com várias campanhas de sensibilização…
- Aposta na colaboração ativa com a Associação de Estudantes, em prol dos alunos. Devemos afirmar que estamos muito contentes com o processo que até agora se desenvolveu
- Apresentação de três Projetos ao “Projeto Ilídio Pinho”, tendo sido aprovados dois
- Criação de uma Equipa que vai tratar da Comunicação (comunicAEA)
- Um grande incremento nas atividades relacionadas com as Bibliotecas (capitalizando um espaço nobre que a todos nos envaidece), realçando (entre outros): Concurso Nacional de Leitura, Concurso Intermunicipal de Leitura…
- Atividades de Desporto Escolar: Provas de Corta-Mato, torneios de Voleibol, futsal, andebol…
- Participação na Pista do Gelo
- Atividades transversais, por exemplo, Anadia Solidária, Feira da Amizade, Promoção dos Direitos Humanos (Amnistia Internacional), Ação de Sensibilização sobre a Diferença (Educação Especial) …
- Clube de Teatro e Expressão Dramática
- Aposta nas várias parcerias (com relevo para a autarquia, destacando-se as boas relações institucionais), com o tecido industrial, empresarial e comercial (permitindo que os nossos alunos façam os seus estágios)
- Uma preocupação em constituir um Regulamento Interno mais adaptado à nossa nova realidade, promovendo a intervenção de todos os elementos da Comunidade Escolar, de forma a elaborar um documento ágil e funcional
- Aposta em Projetos Internacionais (estamos atentos ao que está a aparecer e que nos possamos candidatar)
______________________________________________________
    
2.       Sr. Diretor desejamos saber como decorreu todo o processo e qual o sentir dos diferentes elementos da Comunidade Educativa na adaptação a esta nova realidade que é a nossa nova escola.

Este processo foi um desafio em que nem todos acreditaram na possibilidade de o vencer. Nós, enquanto equipa, sempre soubemos que o íamos concretizar. Obviamente, foi um trabalho árduo, duro, difícil, com muitas incompreensões mas, com o apoio dos Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos Superiores, Docentes, Alunos, Pais e Encarregados de Educação, Autarquia conseguimos o nosso objetivo.
De salientar que este arranque do ano letivo, no novo edifício, foi uma aposta convicta nossa. E congratulamo-nos da forma como ele decorreu, com normalidade, dentro dos prazos previstos na lei e com a satisfação da Comunidade Escolar.
Após esta etapa, constatamos que o conforto, a funcionalidade, com salas de aulas atrativas e equipadas (embora ainda se notem algumas falhas de equipamento que estamos a tentar colmatar, em conjunto com a Parque Escolar) vieram introduzir uma satisfação acrescida a profissionais que, ao longo dos anos, tinham visto as suas condições deteriorarem-se gradualmente. Assim, a nossa satisfação decorre da perceção que sentimos ao vermos os nossos alunos e a Comunidade em geral contentes com esta nova realidade — o que veio confirmar que a nossa aposta foi adequada.
De uma forma breve, apontamos a necessidade, imperiosa, de manter este edifício em perfeitas condições, o que implica uma luta constante por uma manutenção conveniente. O nosso apelo a todos: ajudem-nos na manutenção do edifício, tanto a nível de conservação como de limpeza. Todos somos essenciais nessa tarefa.
Claro que a falta de assistentes operacionais, a falta de equipamentos e materiais, os encargos com energia que serão, necessariamente, mais avultados, a dispersão geográfica das escolas… são fatores que causam constrangimentos e dificultam uma gestão otimizada. O facto de termos optado, em nome da Comunidade, pela gestão do refeitório, trouxe dificuldades acrescidas. Contudo, estamos conscientes destas realidades e com a vontade de superar todas estas dificuldades. Claro que contamos com todos. De uma forma proactiva e honesta.
Uma certeza: contem, sempre, com o nosso empenho!
______________________________________________________

3.       Sr. Diretor poderia fazer uma perspetivação das atividades que tem para o AEA.

Com todo o gosto. Aliás, é isso que nos move. Então, podemos elencar:

- Fomentar o sucesso escolar e profissional de todos;
- Diversificar a oferta formativa de forma a promover a formação integral dos Alunos;
- Valorizar o mérito e o esforço;
- Promover uma cidadania responsável, da solidariedade e do respeito, potenciando as capacidades de cada um;
- Estar atentos a situações de alunos com dificuldades económicas;
- Acompanhar os Alunos em situação de risco de abandono escolar ou de desistência.
- Estimular o envolvimento efetivo da Comunidade na vida da escola, privilegiando as parcerias com as Associações de Pais e EE;
- Estabelecer parcerias com a Câmara Municipal (parceiro fundamental e indispensável), Instituições e Empresas na promoção da formação em contexto de trabalho;
- Desenvolver projetos a nível internacional, por exemplo Erasmus+ e, para isso, já estabelecemos contactos com a Universidade de Aveiro para possíveis parcerias;
- Participar no Parlamento dos Jovens, projeto POCH – Programa Operacional Capital Humano – que nos permite candidatar aos cursos Profissionais, Vocacionais, EFA e projetos Integrados e Inovadores de combate ao Abandono Escolar.
______________________________________________________

4.       Sr. Diretor por último, mas não menos importante, qual a mensagem de Ano Novo que gostaria de transmitir a toda a Comunidade Escolar.

A mensagem é de otimismo e confiança. Prometemos empenho quotidiano e estamos certos que, com o esforço conjugado de todos, de uma forma frontal e aberta, com uma crítica construtiva e comprometida, faremos do nosso Agrupamento não só um local de trabalho, mas um ponto de partilha, de convívio salutar e, fundamentalmente, um lugar de saber proactivo que promoverá o sucesso escolar e profissional de todos aqueles que dele fazem parte.





______________________________________________________



Esta entrevista foi realizada com o intuito de ser transmitida no dia 14 de janeiro, durante o programa “Supermanhã” da Rádio Província. Contudo, o tempo de antena que nos é concedido não nos permitiu, a sua transmissão integral e comprometemo-nos a fazê-lo no nosso Jornal Digital.
Agradecemos ao nosso Diretor, Eng.º Jorge Humberto Pereira, por nos ter recebido de forma tão simpática e calorosa, pois foi com um sentimento de dever cumprido que saímos do gabinete da Direção. Esperamos que tenham ficado elucidados acerca da grandeza do nosso Agrupamento. Grandeza esta que abarca uma imensidão de aspetos, desde a componente humana, passando pelas instalações e materiais até à excelente componente pedagógica.
João Rocha e Sofia Pedrosa, Equipa d’O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário