Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 24 de janeiro de 2016

Lançamento do livro “Histórias da Ajudaris 2015”

 
“Era uma vez um cardume de peixes. Um deles era preto e chamava-se Nadadorzinho.”
“Viviana foi passear à beira mar. O Sol escondia-se no mar brilhante e avermelhado”.
Estes excertos pertencem a dois extraordinários contos e são hoje notícia e um excelente aperitivo não apenas para a sua leitura, mas de todos os contos que compõem o livro das Histórias da Ajudaris 2015.

A sala polivalente da Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Anadia foi palco da cerimónia de lançamento deste Livro que contou com a presença dos pequenos/ grandes autores destas duas histórias, os meninos do Centro Escolar de Arcos, das turmas A e B da Educação Pré-Escolar, do 1.º A e C, do 2.º A e do 2.º e 3.º C, acompanhados pelas respetivas Educadoras e Auxiliares, e Professoras. 
 Esteve, ainda, presente toda a Equipa das nossas Bibliotecas Escolares, o Coordenador do Centro Escolar de Arcos, e as coordenadoras da Biblioteca Municipal de Anadia e da Concelhia das Bibliotecas Escolares, a direção do Agrupamento, a Coordenadora do Clube de Jornalismo e alguns professores e alunos que quiserem e puderam assistir.
Esta foi, sem dúvida, uma atividade motivadora para a leitura, a escrita e a cidadania, através da partilha encantada de histórias e de ilustrações, conforme referia o convite do evento.
A cerimónia foi apresentada pela coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, Dra. Manuela Monteiro, e possuiu momentos de beleza e magia inigualáveis.


A abertura do evento fez-se com a leitura de um belíssimo texto, da autoria da Adriana Matos, acompanhada ao piano pela Sofia Pedrosa. A Margarida Pereira, também jornalista d’O Ciclista, encantou com a sua voz. Ao longo da cerimónia ouvimos a extraordinária Mariana Cerveira, acompanhada pela hábil guitarrista Beatriz Soares, o Luís Pedro que declamou um poema de Fernando Pessoa, a Matilde Marques e o Diogo Duarte, que encantaram os presentes com a História dos meninos da Educação Pré-Escolar e, a encerrar, a Joana Castanheira e a Juliana Castanheira que deram vida a uma dança.





Belo foi, também, o momento em que foi feita a apresentação do conto dos nossos colegas do 1.º Ciclo.

 Salientamos da intervenção do Diretor do Agrupamento o enaltecer dos dotes dos nossos escritores as duas belíssimas histórias e de todos os alunos que deram o seu contributo de forma brilhante para tornar possível esta pequena festa. Teceu, também, um rasgado elogiou ao Projeto Ajudaris.

Da Presidente da Direção da Ajudaris, Dra. Rosa Vilas Boas, salientamos a interação criada com todos, demonstrando como é fácil criar laços com outras pessoas, bastando para tal um simples gesto, nomeadamente, dar simplesmente a mão àqueles que estão ao nosso lado.

Uma das ilustradoras do livro, Dra. Maria Ferreira, trouxe-nos a simplicidade da ilustração e, acabou desmistificando a simbologia negativa dada ao morcego. Mostrando a sua importância para determinadas espécies arbóreas. Houve mesmo quem salientasse a sua importância na conservação dos livros, lembrando a Biblioteca do Palácio de Mafra e, já agora, nós acrescentamos da Universidade de Coimbra, pois eles comem os insetos que destroem os livros.
A turma de Serviço de Mesa e Pastelaria da Escola tinha preparados uns excelentes petiscos que fizeram os encantos dos meninos e de todos quantos assistiram a esta magnífica cerimónia. E, foi neste momento que se passou uma situação muito interessante nos deve fazer a todos repensar os nossos hábitos. Quando se dirigiam para as mesas e, embora decerto o apetite já se fizesse sentir, aquelas doces, mas atentas crianças, lembraram, muito bem, que era imprescindível lavar primeiro as mãos. Deram uma grande lição de higiene a todos os presentes, trazendo-nos à memória o 1.º Ciclo e tudo o que ali se aprende e se vai, com a idade e escolaridade, gorando!
Elogiamos a prestação dos nossos colegas que, vestidos a rigor com a farda do Agrupamento e bem orientados pela respetiva docente, fizeram um serviço de fazer inveja aos melhores serviços de restauração.
Gostaríamos de vos falar um pouco deste inovador Projeto das “Histórias da Ajudaris” e à participação do nosso Agrupamento. É o segundo ano que participamos e que as histórias dos nossos são selecionadas para integrarem o livro.
Este é um projeto de incentivo à leitura, à escrita, à arte, à imaginação e à criatividade.
Começámos por apresentar exatamente as duas histórias selecionadas do Agrupamento e que integraram o Livro da Ajudaris 2015. Os meninos da Educação Pré-Escolar escreveram “O Nadadorzinho procura amigos”. “A melhor idade” é o conto escrito pelos alunos do 1.º ciclo.
O livro é composto por um total de 115 histórias de várias escolas do país.
Os livros foram ilustradas por artistas que, de uma forma solidária, colaboram neste projeto.
Este ano esperamos que os nossos coleguinhas, desde a Educação Pré-Escolar ao 2.º Ciclo, escrevam histórias e colaborem no projeto “Histórias da Ajudaris’16”. Contamos convosco. Se não forem selecionadas pela Ajudaris, sê-lo-ão pelo Ciclista

A todos os leitores d’O Ciclista: voe nas asas da fantasia e ajude projetos sociais em desenvolvimento direcionado a famílias e crianças em idade escolar, porque os fundos alcançados com a venda destes livros vão para eles. Dirija-se à Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Anadia e adquira já o seu exemplar.
Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário