Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 29 de novembro de 2015

Dia Mundial da Filosofia



Atividades do Grupo de Filosofia no Agrupamento de Escolas de Anadia
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Ciência e Cultura, para realçar a importância do pensamento crítico na compreensão das mudanças da sociedade contemporânea, sendo comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro. A UNESCO pediu a todos os Estados membros da ONU a introdução ou o alargamento da formação filosófica, considerando importante a aprendizagem do filosofar para a construção de uma cidadania democrática plena.         
Para comemorar a data, os docentes do grupo de Filosofia do Agrupamento de Escolas de Anadia, no âmbito das suas atividades letivas, implementaram diversas atividades no sentido de sensibilizar os seus alunos para a importância da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento crítico e construção de uma cidadania participativa.
No Centro Escolar de Arcos foi realizada uma sessão de Filosofia para Crianças e Jovens tendo como público-alvo uma turma do 4.º ano de escolaridade. Partindo do visionamento de uma curta-metragem sobre a tolerância/intolerância em relação à diferença, os pequenos aprendizes de filósofos refletiram sobre valores como a responsabilidade ética/indiferença ética, diferença/identidade, vida/morte e bem/mal. Esta atividade, inserida no PAA do Agrupamento de Escolas de Anadia, superou as expetativas mais otimistas, deixando em aberto iniciativas semelhantes em outros níveis de escolaridade.
Carlos Tavares, Professor de Filosofia
           
           

Sem comentários:

Enviar um comentário