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quarta-feira, 7 de julho de 2010

UM NÃO À VIOLÊNCIA ENTRE OS PARES!!!

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No dia 14 de Junho o Agrupamento de Escolas de Anadia recebeu, a convite do pessoal não docente, dois Animadores Socioeducativos da Instituição A.J.PAZ (Acção para a Justiça e Paz), Amílcar Costa e Joana Pombo, cujo propósito se deveu à apresentação de um plano de sensibilização com o objectivo de dar a conhecer e compreender as expressões de violência e as suas causas, bem como encontrar soluções criativas para enfrentar a violência e ainda promover a cooperação e o trabalho de equipa.
Este plano, foi dirigido à Comunidade escolar em geral, Delegados e Subdelegados de Turma, Docentes e não Docentes.
Numa primeira fase, e após os Animadores darem as boas vindas e fazerem uma breve apresentação da Instituição AJPAZ (Acção para a Justiça e Paz), os seus projectos e âmbitos de trabalho, foi solicitado aos participantes que se colocassem em círculo.
Como forma de quebra-gelo, utilizou-se uma “vitamina” que consistiu na apresentação de cada participante levando-os a pensar numa característica sua, (virtude ou defeito), para posteriormente e após terem definido, sequencialmente teriam que dizer o nome e a sua característica.
Seguiu-se um exercício intitulado “Central de Energia
Descrição passo-a-passo
 Começou-se por uma tempestade de ideias acerca das expressões de violência que as/os participantes conhecem e que são utilizadas no quotidiano (na sua comunidade, na escola, no ginásio, entre outros locais).
 Cada expressão deveria tomar a forma de uma palavra ou de uma frase curta inscrita numa folha de papel A4, de forma visível; (expressões repetidas não devem dar origem a novas folhas).
 De seguida, amarrou-se a corda a dois pontos opostos da sala e prenderam-se as folhas com as expressões de violência, ao longo da mesma.
 Explicou-se às/aos participantes que aquele espaço representava uma Central de Energia e que elas/eles teriam que trabalhar como técnicas/os reparadoras/es.
 Dividiram-se as/os participantes em 2 grupos.
 Complementou-se a informação, dizendo que aquela Central de Energia gerava “energia negativa” e, sendo a “energia negativa” muito pesada, ela estaria sempre a provocar falhas energéticas. Assim, o seu trabalho seria reverter a situação e colocar “energia positiva” na corda, cada vez que houvesse uma falha de energia ou um curto-circuito.
 (Será à/ao animadora/or que caberá provocar / simular as falhas de energia, cortando a corda entre dois papéis que contenham expressões de violência).
 Sempre que ocorrer uma falha energética e a corda estiver cortada, uma/um participante de cada grupo terá que correr para:
 Apanhar uma ponta solta com uma mão, a fim de reparar temporariamente a Central, substituindo a corda, permitindo que a energia continue a passar.
 Com a outra mão, deverão pegar cada uma/um no papel com a expressão de violência mais próxima e ler o que esta contém.
 Os dois grupos têm a responsabilidade de reparar a falha de energia. Assim, terão 5 minutos para pensar numa solução para os dois problemas / expressões de violência apresentados.
 Em seguida, cada grupo terá que ler as suas soluções em voz alta e tentar chegar a um acordo acerca das mesmas. Assim, quando o acordo estiver estabelecido, serão escritas as soluções em folhas de papel A4 e estas irão substituir permanentemente as/os técnicas/os, unindo-se novamente a corda da Central de Energia com um nó.
 À medida que são encontradas soluções para as diversas expressões de violência, as folhas que contêm as expressões de violência deverão ser afixadas na “parede”.
 Repetir os procedimentos anteriores até que todas as expressões de violência sejam substituídas por soluções.

Faz-se uma pausa com o objectivo de proceder ao debate/reflexão
Neste momento, vai-se aprofundar o que as/os participantes acabaram de experiênciar. Poder-se-á perguntar:
 Como é que se sentiram durante o exercício? Gostaram? Porquê ou porque não?
 Quais são as principais causas das expressões de violência identificadas?
 As soluções encontradas para cada tipo de problema são realistas? A curto-prazo ou a longo-prazo?
 Que barreiras ou desafios poderão as pessoas encontrar enquanto estão a tentar implementar estas soluções?
 Como é que as/os jovens, como elas/eles, poderão prevenir ou lutar contra a violência?
 Quais os Direitos Humanos que estão a ser violados aquando uma situação de violência?
No final procedeu-se a uma Avaliação:
Utilizou-se como instrumento de avaliação o “semáforo”, que poderá funcionar simultaneamente como compromisso de tarefas e acções a desempenhar.
Elaborado por: Amílcar Costa, Joana Pombo

Henriqueta Machado, Serv. Adm.

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