Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 15 de março de 2021

Pedro Alecrim

 Texto de opinião

Durante cerca de três semanas eu e a minha turma estivemos a ouvir a leitura (bastante expressiva) pela professora de português da obra “Pedro Alecrim”. Ao longo da leitura, fizemos várias paragens para percebermos melhor algumas palavras, expressões, para identificarmos recursos expressivos e, especialmente, para conversarmos e refletirmos sobre as várias situações e emoções que aquelas personagens vivem.

Agora, vou dar a minha opinião: embora já tivesse lido a obra, foi fantástico voltar a sentir todas aquelas emoções que um livro maravilhoso como este transmite. Cada palavra, cada frase, demonstram, muito detalhadamente, tudo o que aquele pequeno menino sentiu ao passar por determinadas situações. Eu, quando começo a ler um livro, infiltro-me dentro dele e passo, automaticamente, a ser uma personagem. Entro dentro do corpo da personagem que mais admiro e com a qual me identifico. Adorei este conto pois ele tem bastantes situações inesperadas e chocantes, algumas boas: a reconciliação do Luís e do Pedro; mas também coisas más: a morte do pai de Pedro (Antoninho Alecrim). Era capaz de ler todas aquelas páginas vezes e vezes sem conta e iria continuar a ter curiosidade de virar a página e continuar a “comer” todas as palavras que haviam de vir.

Por todas estas razões, julgo que é uma obra indicada para todas as pessoas. Definitivamente, para mim, é um livro marcante e que vai ficar para a história.

Francisca Lopes, n.º 8, 6.º B 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário