Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 4 de março de 2021

Dia Internacional da Vida Selvagem

Sabias que…

O Dia Internacional da Vida Selvagem se celebra a 3 de março.

O objetivo deste dia, criado em 2013 pela ONU, é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Foi escolhido o dia 3 de março para esta causa já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

De acordo com a ONU, o tráfico de animais e a caça valem até 213 mil milhões de dólares por ano.

Este dia tenta relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem corre em diversas frentes. Ainda, segundo os dados da ONU temos:20 000 a 25 000 elefantes mortos anualmente em África, 100 000 elefantes africanos mortos de 2010 e 2012, 1 215 rinocerontes mortos em 2014 na África do Sul, 220 número de chimpanzés mortos em 2014 e 1 milhão de pangolins retirados do seu habitat em dez anos.

Este é o link do vídeo realizado pela ONU para consciencializar as pessoas de como a vida selvagem é importante (https://youtu.be/u2KykATa_QU). Nós necessitamos dela muito mais do que ela necessita de nós, aliás, até ficaria melhor e mais “saudável” sem nós.

Este ano, no dia 3 de março, será realizada uma visita virtual ao zoo de Lisboa, às 11 horas, feito por Tiago Carrilho, um técnico educativo do Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa e durará cerca de 1 hora, para as pessoas assistirem apenas têm que se registar (ECOESCOLAS.ABAE.PT).

Apesar de nem sempre estarmos conscientes do que acontece no mundo selvagem, talvez seja tempo de refletirmos, não só no dia 3 de março, mas todos os dias, para o perigo que algumas espécies correm por esse mundo fora.

Trabalho realizado por:

Martim Flor Rodrigues, 8.º G, N.º 14 | O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário